Sunday, July 08, 2007

Knocked Up




Se muita gente ficou surpresa com o sucesso no ano transacto de Virgem aos 40, parece-nos obvio que este kocked up, não seria um outsider completo, primeiro porque o realizador era o mesmo, o estilo de filme era muito semelhante. A maquina que tanto dinheiro rendeu com virgem aos 40 voltava a reunir-se com um cast diferente mas com uma historia igualmente sexualizada e extremamente apelativa. Os resultados foram brilhantes acompanhando um estrondoso sucesso de bilheteira ultrapassando os 100 milhoes de euros apenas no mercado interno, com uma aclamação critica quase nunca vista num cinema de comedia deste seculo. Tornando-se ate ao momento como um dos acontecimentos cinematograficos mais marcantes do ano.

Antes de mais parece importante sublinhar que estamos logicamente perante um bom filme, e uma das comedias mais fortes dos ultimos tempos quer do ponto de vista do humor em si, quer do ponto de vista da suavidade e boa disposição geral da historia, contudo parece-nos tambem exagerada a extrema unanimidade e loucura em torno de um filme, solto e original mas algo distante de ser um marco narrativo e um primor criativo.

A historia e interessante, uma belissima apresentadora de televisao na noite em que festeja a promoção acaba por se envolver sexualmente com um daqueles homens que faz da vida uma colonia de ferias, gordo e imaturo e tudo menos aquilo que as mulheres desejam. POis ela engravida, e o filme centra-se na relação e na adequação destas personagens a esta nova realidade, com dois submundos diferentes, o contexto familiar dela contrasta com o contexto solto e humorisiticamente rico dele, e traz-nos um filme interessante recheado de bons momentos de humor.

Especificamente a tudo isto sublinha-se as constantes referencias cinematograficas, que conferem um adorno especial a um filme na sua maioria bem conseguido.

Claro que o filme tem o defeito de todas as comedias romanticas e pouco vermosivel, as personagens pouco humanas, onde tudo fica bem sem explicação sem base. As personagens carecem de realismo em favor do aspecto humoristico que o filme assume. Por outro lado e se a espaços o filme convence com grande originalidade, copm outros em que assume os tiques habituais das comedias romanticas hollywoodescas.

O argumento e na sua grande parte forte coeso, interessante acente em dialogos de primeiro plano funcionando muito bem do ponto de vista humoristico, conseguindo se adaptar as necessidades culturais actuais da comedia cinematografica. A seu favor o filme tem um rol de personagens interessantes bem caracterizadas e que encaixam bem entre si.

A realização e simplista, assim como ja tinha efectuado em virgem aos 40, filme bastante mais fraco que este knocked up, o realizador passa totalmente para o segundo plano entregando os seus filmes ao seu argumento e acima de tudo aos seus actores nas suas personagens, passando a realização quase indiferente a todo o filme.

O cast sem estrelas aparentemente, acaba por resultar em particular neste segmente. E se Heigl aproveitou o estado de graça da serie Anatomia de Grey para nos dar uma interpretação forte acente na sua beleza e disposição fisica forte. Por outro lado parece-nos que o seu parceiro Rogen, contrapoe uma interpretação fisica forte, com uma interpretação emocional, mais debil e que deixa a sua qualidade interpretativa a meio termo.

Enfim uma refrescante surpresa do ano.


O melhor - A frescura e a actualidade da comedia


O pior - POr vezes nao consegue sair de alguns condicionalismos das comeidas romanticas mais basicas


Avaliação - B

No comments: