Saturday, April 21, 2007


TMNT




Se alguem dissesse que tinha a ideia de reavivar um franchising como as Tartarugas Ninja, meio mundo teria gozado de morte o ideologo de tal disparate, já que ninguem se lembra das ditas tartarugas, as investidas cinematograficas da saga, foram disparates completos, ou seja parecia que estava tudo mais morto que enterrado. Mas eis que Munroe impulsionado por os irmaos Weinstein, tentaram acordar as ditas turtles, com uma nova forma, mas acima de tudo com um risco enorme nas costas.

Como é obvio as tartarugas não estão na moda, dai que a loucura foi quase nula, a formula de animação poderia ser positiva, ja que nos parece que o estilo power rangers dos filmes antecedentes foram ridiculos. Permitia mais exagero, mais fidelidade aos desenhos animados, contudo estava extremamente desactualizado.

Contudo o filme nem foi um floop total na bilheteira com resultados aceitaveis tendo em conta todo o historia da saga, contudo voltou a nao agradar a critica que apesar de reconhecer mais conteudo ao filme, ficou com amargo de boca pela forma como a historia é abordada.

Claro que as Tartarugas Ninja, estao desactualizadas, são ridiculas para a maioria das pessoas, e so resultam pelo clima entre elas, contudo mais uma vez o filme nao consegue transmitir isso, as relações estão extremamente mascaradas, e as 4 estão de uma forma geral reduzidas a 2. Miguel Angelo e Donatello sao acessorios num filme, que poderia desfrutar muito mais das caracteristicas destes dois herois, principalmente na componente humoristica que de alguma forma falta no filme.

Outro aspecto que esta muito limitado no filme e a historia de base, a tentativa de recomeçar, excluindo Schrader, pode de alguma forma afrontar os fãs, ainda para mais quando a historia esta longe de ser apelativa, e bem construida sendo demasiado básica em alguns segmentos essenciais. Os viloes são pateticos e o filme ganha mais interesse, ainda que diminuto, das disputas entre Leonardo e Rafael, contudo o filme está longe de ser interessante, caindo em demasia em aspectos infantis.

O argumento merecia muito mais, sem a patetice, dos figurantes humanos, o filme poderia ser muito mais relacionado com a serie de Bd das tartarugas, se bem que me parecesse que isso nao chegaria para termos um bom filme, contudo, tentou cortar em demasia com o passado, o que nos parece errado e que de alguma forma torna o filme um autentico desconhecido para o espetador, devida a um corte demasiado radical com o passado. Mesmo assim pensamos que algumas personagens saem beneficiadas com a mudança principalmente Rafael, algo posto de parte na outras adaptações, contudo a riqueza comica de Miguel angelo e totalmente esquecida em deterimento de um maior nivel de acção.

A realização e o ponto mais impressionante do filme, com a escolha pela animação a parecer-nos acertada, ainda para mais quando e acompanhada por niveis excelentes de produção que nos dão imagens extremamente ricas. Por outro lado a alteração no grafismo e no markting das TMNT, parece-nos importante dando uma imagem mais agressiva e enigmatica dos personagens ao contrario da imagem simpatica do passado. Alias todo o filme nos parece mais dark nas imagens e mesmo na narrativa, este aspecto e positivo na beleza das imagens que transmite, mas nada tem a ver com o culto passado das tartarugas.

O cast parece-nos o normal, com vozes fortes para encarar as personagens densas e enigmaticas, onde a escolha de Stewart (X) parece-nos extremamente conseguida, quanto as tartarugas encontram-se dentro das linhagens habituais, ja April com a voz de Gellar acaba por ser indiferente a toda a trama, com outra personagem que passa totalmente ao lado do filme.

Enfim parece-nos uma tentativa que so poderia resultar em fracasso e apesar de melhor pouquinho o anterior provavelmente nao iremos ouvir falar mais de TMNT pelo menos no cinema.


O melhor - A opçao pela animação aquela que melhor enquadra o espirito.


O pior - O filme continua a ser fraquissimo.


Avaliação - C-



No comments: