Thursday, April 12, 2007

Goya's Ghost


Starring:
Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgard, Randy Quaid, Jose Luis Gomez
Directed by:
Milos Forman

Um dos realizadores mais premiados dos ultimos 30 anos, mantinha a longo prazo uma inactividade preocupante, seria desta que Forman realizador dos galardoados, voando sobre um ninho de cucos e de Amadeus, enconstava a camara, pois bem há perto de dois anos surgiu a noticia de um ambicioso projecto no qual o realizador, sempre algo polemico, tentaria retratar o ambiente inquisitorio espanholm, tema ate ao momento desleixado pelo cinema talvez por receio dos dogmas religiosos. Desde inicio da produção a expectativa era elevada, e os rumores começaram por ser positivos parecia que Forman iria voltar ao topo do cinema depois de projectos menos conseguidos. Pois bem puro erro, o filme não agradou as distribuidoras que recusou e vai adiando o lancamento do filme por todo o mundo, apenas em espanha pais de origem e co produtor do filme. E torna-se para ja numa das obras mais esquecidas dos ultimos anos. A critica esta imensamente desiludido com o filme apesar do espetaculo visual premanente em Forman. Contudo o filme promete ser um autentico falhanço comercial e compromenter o trajecto final da carreira de Milos Forman.
O filme toca em feridas que parecem intocaveis, inquisição, e fá-lo da forma dura com que Forman costuma abordar os seus filmes. Sem meias palavras apenas com meias imagens, no terreno onde se movimenta melhor ou seja em filmes epicos, de epoca, onde ele consegue reconstruir com exactidão e beleza os contextos onde coloca os seus filmes.
A historia leva-nos para madrd em pleno dominio do santo oficio, numa altura em que o medo impera, e a presseguição se torna cada vez mais severa, o filme centra-se em duas personagens centrais, o inquisidor, Lorenzo, e uma jovem musa de Goya Inez, tudo isto intercalado por o intermedio do pintor francisco Goya, como um triangulo narrativo extremamente interessante, contudo o filme parece demasiado fragmentedo em dois segmentos, em que as personagens se alteram demasiado, parecendo dois filmes separados, pensamos que fica demasiado historial das personagens esquecidos, principalmente na de Lorenzo.
Claro que Forman e extremamente experiente e o filme tem toques artisticos, principalmente na uniao de todos os paramentros inclusivos do filme, neste particular tb a musica joga um papel importante. COntudo parece-nos que ja como em Homem na lua e Larry Flint, os filmes do autor ja nao tem o rigor e a obsessão narrativa que conferia quase uma perfeição aos seus filmes, os filmes sao mais modestos com mais falhas, e sem o primor de outros tempos
O argumento e interessante, polemico, contudo parace-nos fragmentado exageradamente, as personagens parece que mutaram por completo, a toada do filme altera em longa escala. As personagens sao indefenidas, com a excepção de Goya vao navegando com o contexto, conferindo uma mobilidade interessante as dinamicas relacionais do filme.
A realização apesar de longe do brilhantismo que Forman atingiu em Amadeus, demonstra todo o rigor e qualidade tipica num realizador com 2 Oscares da Academia, esta longe da epoca apoteotica da sua carreira, contudo parece-nos que o filme merecia mais reconhecimento do que o total desprezo de tudo e de todos.
Um aspecto que sempre prendou Forman, foi os seus filmes serem eficazmente filmes de interpretações, e neste filme em particular, quer Bardem quer Portman brilham em longa escala, principalmente o primeiro que mais uma vez confirma o taltento impressionante de que e dotado. Parece-nos contudo que na importantissima personagem de Goya, merecia um actor mais carismatico do que Skarsgard, que apesar de se demonstrar a bom nivel não consegue atingir o nivel dos seus companheios de acto, principalmente porque nao consegue ter a presença destes.
Enfim apesar de nao ser um filme ao nivel de Forman, demonstra que o realizador ainda consegue fazer filmes interessantes que merecem pelo menos respeito.

O melhor. A qualidade interpretativa da dupla de protagonistas.

O pior - A fragmentação declarada e assumida pelo filme, demasiado evidente e desfazada.

Avaliação - B-

No comments: