Monday, April 23, 2007


Black Snake Moan




A ligação de diversos tipos de musica com os contextos culturais que os orientam, é normalmente bastante explorada no cinema, nos ultimos anos principalmente o Hip Hop tem sido tema de diversos filmes que conjugam o tipo musical com vidas e submundos complicados.

Um dos expoentes maximos deste tipo de filmes foi o surpreendente Hustle and Flow, capaz de reunir um grupo de desadaptados chulos e prostitutas lançados no mundo da musica. Um ano depois o seu realizador Brewer tenta de novo a sua sorte num filme com o mesmo prenuncio, só que desta vez reune uma serie de desadptados de uma pequena cidade com um cantor de Blues. COntudo formulas repetidas raramente resultam, e este Black Snake Moan, para alem de ter fracassado nas bilheteiras esteve longe de convencer os criticos.

O grande problema do filme é ser demasiado pessoal sendo que grande parte dos espectadores se sentem algo estranhos na visualizassão do filme observando que o filme não é proximo de si, com uma historia bem montada, com aspectos interessantes mas algo desligado do quotodiano, sendo mais um filme de personagem do que do fio narrativo propriamente dito.

O filme conta-nos a historia de uma jovem que apos o abandono do seu noivo que parte para a guerra, decide revoltar-se envolvendo-se com tudo e todos, ate que um dia é atacada por um dos seus amantes, acabando por ser resgatada por um solitario cantor de blues, e depois começa o verdadeiro interesse do filme, ou seja dois personagens desadaptados que acabam por se relacionar de forma a combater os seus proprios dramas, e tornarem-se mais adequados. SOb a forma de historia e dramas familiares diversos o filme contrasta estes aspectos com um ambiente libertino que de alguma forma tenta tornar o filme mais proximo das sensações e sentimentos humanos. contudo parece-nos que neste objectivo o filme fica a meio caminho, porque raramente se consegue aproximar do espectador, dando sempre a sensação de ser uma historia com muito significado para o autor mas que não consegue transmitir a sua mensagem para o espectador.

O argumento do filme apesar de bem escrito, montado e coeso, falha em alguma falta de sentimentos, e alguns segmentos incompreendidos, talvez ligado pelo facto de o filme estar inspirado pelo espirito indie ja presente em Hustle and Flow. A ligação entre a musica e as personagens parece demasiado forçado, sem qualquer tentativa de fazer este paralelismo resultar. COntudo os dramas pessoais parecem bem projectados e integrados no fio narrativo, e muito suportadas por personagens bem montadas e caracterizadas.

Brewer esta longe do que conseguiu a todos os niveis com Hustle and Flow, os planos parecem demasiado indie, o que perde alguma beleza, e alguma sedução que parecia ser o objectivo da personagem de Ricci em determinados momentos, para alem disso abusa de alguma falta de luminusidade na maior parte das sequencias. Pode ser considerado um filme bem filmado, mas com pouca arte.

O cast parece-nos envolver o menor risco possivel se Ricci e o ideal para personagens libertinas, mas ao mesmo tempo com dose de sensualidade, Jacksson, e o verdadeito bad boy desadaptado que encaixa como uma luva num cantor degradado de Blues. COntudo a surpresa neste paramentro do filme vai para a boa prestação do boy band Timberlake, que consegue num papel com algum risco demonstrar uma boa capacidade para interpretações mais densas do ponto de vista sentimental, tendo pela primeira vez ultrapassado um duro teste no caminho para a conquista de um espaço no mundo cinematografico.

ENfim uma obra interessante mas pouco mais que isso


O melhor - A surpresa TImberlake


O pior - O filme ser desligado das sensações primarias do ser humano.


Avaliação - C+

No comments: