Saturday, April 28, 2007

Meet The Robinsons




O cinema de animação atingiu nos ultimos anos picos criativos, principalmente em historias simples com altos picos de sensibilidade e moral. Os principais dinamizadores desta disputa foram a pixar pelo veiculo da disney e tb a Dreamworks. A quando da separação momentanea da Disney da Pixar esta industria isolada tentou medir o mercado, principalmente com Wild, e depois com mais sucesso com CHicken Little, o que lhes permitir arriscar com outro tipo de produções, sem a grandiosidade e a maquina da pixar.

E se ate agora esta carreira da Disney in solo, tinha sido marcada por altos e baixos, com Robinsons a sua aposta mais arrojada, com uma boa estrategia de marchandising, os resultados foram medianos. Por um lado a critica foi um pouco indiferente ao filme, apesar da generalidade de razoaveis avaliações, contudo do ponto de vista de publico e filme ficou a meio caminho, ultrapassou o falhanço redondo de Wild, mas teve longe do que tinha atingido CHicken little.

O filme é arrojado principalmente como tenta conjugar os factores temporais passado, futuro, num argumento coeso. Este tipo de risco nunca tinha sido tomado nos filmes de animação, que normalmente seguiam linhagens muito estruturados. Este facto sai bem no filme, primeiro porque aumenta a dificuldade e por outro pela originalidade da aposta.

Este e o elemento mais fascinante do filme a forma como vai jogando com as personagens no passado e futuro e a aposta no argumento puzzle que se vai construido com uma constução coesa e interessante.

Contudo o filme peca por ser exagerado principalmente na dimensão do futuro, por vezes atingindo niveis de fantasia e excentricidade disparatados, que o tornam demasiado infantil, num filme que na sua construção obedecia a padrãoe mais adultos cinamtograficos.

Mas este aspecto não coloca em perigo a qualidade de uma obra que surpreende, apesar de ser menos rico do ponto de vista moral, que outras obras. Mas o arrojo dos seus criadores sai recompensado, principalmente porque o filme resulta muito bem como todo, o que seria a tarefa a partida mais complicada.

O argumento e o principal motivo de interesse e motivação do filme, a criaçao de uma serie de linhas que aos poucos se vão unindo, numa montagem interessante são aspectos inovadores num cinema de animação cada vez mais adulto. mesmo que neste filme sejamos invadidos por uma serie de elementos personagens, e situações demasiado infantis e disparatadas, que nos fornece um dualismo incompreensivel mas ao mesmo tempo interessante.

A realização do filme, e o seu nivel produtivo está aquem do efectuado por os grandes estudios do genero mesmo assim, tem aspectos interessantes, principalmente o holocausto provocado pela ira do chapeu, ou mesmo as explosões, contudo a nivel de construção e caracterização das personagens esta muito aquem do que a pixar e dreamworks ja fazem.

No que diz respeito ao reportorio de vozes, de realçar a ausencia de grandes nomes, sendo so de assinalar a presença de Angela Basset num papel secundario, todo o resto e presentiado por pessoas e actores na maioria desconhecidos do grande publico. Mesmo assim e apesar de não sobressair pensamos que este aspecto este bem cumprido no filme.

A junção do regresso ao futuro e do chicken little.


O melhor : A dinamica e a construção do argumento arrojada e coesa.


O pior - Por vezes perder-se em fantasias exageradas, e em exageros narrativos principalmente na parte futurista.


Avaliação - B

No comments: