Wednesday, March 21, 2007


The Number 23




Desde Batman Forever, que Schumacher e Carey. prometiam uma nova colaboração, princiapalmente depois do realizador ter preterido o comediante em deterimento de Val Kilmer para o papel de Homem morcego, acabando por dar o papel de vilão, como consequencia prometera dar o protagonismo a Carey num dos seus proprios titulos. A promessa estava para ser cumprida em Phone Booth, mas a excessiva agenda de Carey impediu, contudo e tendo em conta os ultimos projectos falhados de Carey, pelos seus elevados custos eis que aparece este Number 23, que junta a promessa efectuada com a tentativa de Carey se assumir como um actor todo o terreno. Contudo pela recepção dos filmes dramativos do autor torna-se obvio que o publico nao esta preparado para esta faceta do actor, apesar de a critica nos parecer mais preparada, este Number 23 tambem neste parametro esta longe de ser positiva.

O que nos parece estar acontecer é que esta tentativa de Carey se tornar um actor serio e dramatico estava a ser gradual e normalmente acompanhado por filmes de uma qualidade fabulosa, o que de alguma forma realçou as suas capacidade ja assimiladas, e outras, contudo observa-se um corte radical neste filme com aquilo que ja vimos deste actor, e como qualquer produto revolucionario a ingestao e muito dificil.

è obvio que Number 23 nao e dos melhores filmes de Carey, mesmo quando so temos em mente as suas incursoes dramaticas, mesmo que por instantes o filme seja extremamente confuso, principalmente no paralelismo entre a historia e a historia dentro da propria historia. E que a propria narrativa nao tenha os toques de brilhantismo que poderia ter, mas dai a ser um filme fraco vai uma longa distancia.

O filme traz-nos a historia de Sparrow, um agente de um canil que ve a sua vida transformada quando a mulher lhe oferece um livro enigmatico chamado numero 23, o paralelismo evidente entra a historia dele e da personagem do livro e evidente, e ai começa a obsessão e mais que isso as ligaçoes presente passado, o filme desenrola.se a um ritmo alucianante e acima de tudo numa intriga complexa capaz de prender e surpreender o proprio espectador todo o filme

O enigma esta presente ao longo de toda a narrativa que sem explodir mantem um nivel sempre positivo, respondendo ao pouco as intrigas do espectador.

O argumento peca por ser algo confuso, mas e brilhante na forma como consegue transmitir e contagiar a obsessão traduzida no filme para o proprio espectador, a doentia premissa a volta do numero 23 atinge uma dimensao astronomica e faz rodar o filme, contudo parece-nos por um lado que o inicio do paralelismo e extremamente confuso,e a resolução dos misterios carecem de coesao parecendo que por vezes shumacher opta por atalhos facilitistas que retiram alguma qualidade ao filme.

A realização é rebelde de um realizador tipicamente academico, principalmente nos Flashbacs do livro dentro do filme, com imagens parecidas com comisc e com uma musicalidade e imagens intensas, particularmente nas expressões enigmaticas de Carey.

O cast totalmente controlado por Carey vêm mais uma vez demosntrar a qualidade e multifacetas de Carey, indiscutivelmente um dos melhores actores de Hollywood, talvez demasiado ligado a comedia, mas que consegue atingir niveis maximos de interpretação noutros registos. Apesar de longe do brilhantismo atingido em Despertar da Mente, Carey dá-nos um papel intenso, sempre num registo extremamente positivo, que preenche o filme. Carey apesar de nao estar num bom momento de carreira devido ao seu elevadissimo Cache precisa urgentemente de filmes mais arriscados como este para ficar para a posterioridade no lugar que verdadeiramente merece.

Ja Virgina Madsen aparece num registo mediano, mas que lhe permite consolidar o protagonismo conseguido com a boa interpretação em Sideways.

Enfim um filme dificil, mas que merece que seja visto e aperciado


O melhor - O risco do filme, nao tem medo de arriscar num titulo complicado, e acima de tudo na obsessão que transmite


O pior - Algumas linhas narrativas do argumento confusas e acima de tudo mal sustentadas


Avaliação - B

No comments: