Sunday, March 25, 2007


Fearless




Os filmes de artes marciais nos ultimos anos sofreram uma mutação que de alguma forma os tornou algo desconhecidos, comparando com aquilo que todos estavamos à espera. Um genero que reinava principalmente no cinema oriental foi tomada por um filme de costumes asiaticos, com toques de artes marciais, onde contudo as lutas nao eram o ponto maximo dos filmes mas sim historias e narrativas apaixonantes. Um dos actores que teve nos dois momento foi Jet Li actualmente talvez a maior estrela dos filmes de artes marciais chineses, tenta com este Fearless voltar a velha maxima dos filmes de artes marciais, onde escolas entram em desputa, e honra e vingança sao temas centrais.

è obvio que este terreno e limitado por natureza, ou seja normalmente os argumentos sao preteridos pela coreografia das sequencias de acção e acima de tudo no contexto que as rodeia, o que normalmente conduz a filmes algo mediocres do ponto de vista narrativo e que poe totalmente a avaliação noutros parametros.

E parece-nos ser aqui que o filme mais falha, ou seja se do ponto de vista das coreografias o filme acaba por comprir sem ser muito inovador neste parametro, ja do ponto de vista dos cenarios e da dimensão da produção o filme parece-nos longe das grandes produções da China e Tawian, com cenarios comparativamente pobres.

E acima de tudo o que acaba por traduzir alguma mediocridade do titulo e a limitação de historia e argumento, a historia é basica em algumas ligações sem sentido.

A historia e a comum nos filmes de artes marciais duas escolas rivais, morte vingança e acima de tudo combates prolongados, ou seja o ideal para os amantes deste genero mas claramente insuficiente para aqueles que de alguma forma nao têm um genero preferido.

O filme acabou por generalidade ser bem aceite criticamente e pelos espectadores, contudo parece-nos que o fas do genero estavam sedentos de obras nesta direcção valorizando titulos que a partida poderia não ser tão aceitaveis.

O argumento do filme e na globalidade extremamente pobre, com os conteudos basicos do genero mas com poucos aditivos, ou seja restringe ao maximo os pontos de valoração que poderia ter, centrando tudo em volta dos combates, mesmo no que respeita as personagens os seus motivos e motivações são quase sempre incognitas ou pouco diferenciadas

A realização de Yu, funciona como redenção, de um autor comum neste tipo de filmes mas que como se vendeu ao genero de terror de Hollywood, mais concretamente em Franchising gastos como Chucky e Freedy vs Jason, que resultaram em titulos completamente ridiculos, em todas as dimensoes, e ao qual nem o indie Formula 51 pode salvar uma passagem destrutiva do realizador pelo cinema de Hollywood. Este regresso demonstra uma tentativa de realçar a carreira no genero de origem, onde melhora claramente os registos mas neste filme parece-nos aquem do nivel desenvolvimental que o genero adquiriu, mesmo assim ressalva-se a qualidade na realização de sequencias de combate.

O cast, normalmente é um aspecto completamente indiferente neste tipo de filmes, sendo os actores mais valorizados pelas competencias nas artes marciais do que na capacidade interpretativa, e neste particular JET Li esta como peixe na agua cumprindo na totalidade aquilo que lhe é exigido mesmo que seja o minimo.

Enfim o regresso de titulos exclusivamente de artes marciais, mas que questiona se vale a pena filmes tão limitados a nivel de genero.


O melhor - O regresso pode servir de base futura a filmes completos que podem ter como base uma relaçao de generos, sem esquecer os fas deste tipo


O pior - Ser extremamente limitado a nivel de argumento e fluxo narrativo


Avaliação - C

1 comment:

Padawan said...

O Herói é o melhor filme de sempre.