Monday, March 12, 2007


Lives of Others




Foi quase naturalmente que a alemanha chegou ao Oscar de melhor filme estrangeiro este ano, culminando uma carreira e ascenção fulgurante de um cinema que nos ultimos anos deu-nos algumas das obras mais marcantes do cinema europeu. Talvez o filme que o acabe por ganhar nem merecesse, talvez nem seja o melhor dos ultimos tempos, principalmente se tivermos em conta o excelente Goodbye Lenine e Downfall. Mas o premio acaba por coroar toda a evolução de um cinema que acenta arraiais na sua propria historia moderna, sem conservadorismos e tabu, abre todos os seus podres, com filmes emocionalmente intensos e poderosos narrativos, normalmente com historias comuns enquadradas em contextos historicos riquissimos, sem grandes meios, mas acima de tudo sem os tiques rebeldes comuns na maioria do cinema europeu, Dai o louvor para o cinema germanico que esta a saber crescer com as suas limitações e nao empolgando-se em desafios artisticos que desrespeitam a essencia do cinema que e agradar os espectadores.

O filme foi um exito a todos os niveis, o Oscar por si so garantiu este exito, apesar de na minha opiniao estar longe de chegar ao nivel de Labirinto de Fauno, Lives of others, venceu por ser mais academico, mais elaborado para galardões, e mais tradicional e historico aspectos sempre valorizados neste premio especifico.

Assim como em Goddbye lenine somos transportados para a alemanha comunista, antes da queda do muro de Berlim, mais concretamente para as lutas entra a vertente artistica e a censura do governo, no filme observamos a investigação em torno de um argumentista, mais concretamente para o mundo das investigações da Segurança Nacional. Neste particular somos patenteados com descriçoes que poe em causa qualquer tentativa de privacidade. Sendo que a historia desenvolve-se em dois sentidos. por um lado a tentativa de suportar segurança de quem e vigiado, e por outro lado a impessoalidade e envolvimento de quem observa, num jogo quase do gato e do rato recheado de aspectos emocionais e sentimentais intensos.

Outro grande valor que se tem assumido nos filmes germanicos, e a tentativa de humanizar a historia, nao dando visoes lineares de acontecimentos e personagens complexas, valorizando as suas narrativas.

COntudo o filme peca por falta de ritmo, aos poucos o espectador e embalado por uma banda sonora algo fastidiosa, que auxiliado por um ritmo pausado da acção causa alguma sonolencia ao espectador, por outro lado o filme parece nao se desenvolver ao seu ritmo natural, perdendo-se em alguns lirismos escusados, e que apenas servem para prolongar abusivamente as cenas,

O argumento é contruido de uma forma muito coesa, partindo de componentes historicas para uma narrativa interessante construindo de uma forma habilidosa as personagens. O paralelismo das historias esta muito bem articulado ate ao climax final. Parece-nos que por vezes se torna dramatico em excesso que coloca alguma toada algo negativa no filme. Mas que nunca poe em causa a excelencia da historia~.

A realização do filme é extremamente simples, sem grandes riscos, nem alaridos, limitando-se a filmar calmamente a acção, talvez a qualidade do realizador nao desse para mais, mas o filme so ganharia com maior qualidade das imagens que transmite se fosse para alem do razoavel. ja que grandes filmes merecem grandes realizações

O cast´centrado exclusivamente em actores germanicos cumpre a sua tarefa, se bem que longe dos desempenhos de outros filmes alemaes como Bruno Ganz em DownFall, mesmo assim o filme e bem representante neste capitulo.

Embora nos pareça que o OScar e demasiado, e claramente um dos melhores filmes europeus do ano.


O melhor - A capacidade de humanizar uma historia descrita como desumana.


O pior - Determinados lirismos em demasia, leva a que o filme teja uma toada dramatica excessivamente negativa


Avaliação - B

No comments: