Saturday, March 03, 2007


Alpha Dog




Depois de The Notebook, muitas pessoas esperavam por perceber a continuação que Cassavetes poderia dar a sua carreira marcada sempre por alguma polemica e acima de tudo por alguma controversia. Mais expectativas ficaram, depois de uma pre produção onde Cassavetes preteriu estrelas e apostou em jovens de segundo plano no panorama cinematografico, secundarizados por estrelas em baixo de forma como Sharon Stone e Bruce Willis.

O filme talvez por esse defice de nomes teve algumas dificuldades de distribuição, tendo a sua data de estreia sido adiada quase por um ano. Também foi tema para isto alguma polemica do filme que trata de problemas de gangs e uma escalada de confronto que acaba com um crime violentissimo.

O filme finalmente estreou este ano, e apesar de a critica ter sido maioritariamente positiva, o publico alheou-se de alguma forma do filme, facto que ja se previa depois dos constantes adiamentos do filme.

O filme fala-nos de negocios obscuros, numa sociedade alta mas com grandes problemas e falta de identidade, e tras-nos duas facções por um lado um grupo organizado liderado pela personagem de Hirsch, e por outro um jovem toxicodependente que deve dinheiro a esta gang, para contrariar e pressionar o pagamento estes raptam o irmao mais novo, o caso agudiza-se judicialmente e eis que como que por efeito bola de neve as coisas vão ficando cada vez pior.

O grande ponto do filme foi ter se centrado numa historia veridica interessante, onde se observa e analisa a falta de maturidade dos jovens envolvidos em gang e a escalada que isso pode conduzir, e os perigos que isso acarreta. A possibilidade destes terem acesso a armas, drogas e se organizarem am autenticas maquinas criminais.

O mal do filme para alem, de alguma tuada demasiado suave do seu guiao e da intensidade emocional do mesmo, é a linguagem extremamente pesada e desajustada do filme recheado de palavroes, e de muidos sem qualquer tipo de convicções.

O argumento apesar extremamente compacto parece-nos que poderia fazer um filme mais adulto e menos adolescente, talvez se Cassavetes quisesse mesmo chocar, mas prefere se aproximar dos adolescentes, acentuando vicios menores, como droga, quando o filme aborda problematicas bem mais complicadas. A opçao e legitima mas discutivel.

A realização de Cassavetes esta longe de deslumbrar um realizador com este curriculo tem de demosntrar mais poder nas imagens que nos transmite e nao se limite a filmar o obvio. Neste plano o filme nao consegue passar da mediania e exige-se bastante mais a um realizador como este.

O cast é de extremos, se Ben Foster explode no ecra numa interpretação brilhante, por outro lado encontramos um gang recheado de actores pouco experientes e de qualidade duvidosa.

Timberlake, apesar de demonstrar vontade de arriscar em papeis mais dificeis, parece-nos ainda algo inexperiente apesar das melhorias serem visiveis. MAs acima de tudo Hirch, um actor que nao consegue sair de um plano secundario em Hollywood mesmo sendo aposta recorrente, parece-nos obvia a colagem a Di Caprio, que de alguma forma podera ser fruto de algumas semelhanças fisicas evidentes. Mesmo assim parece obsessivo a forma como ele tenta transmitir todos os tiques e expressoes de di caprio, mas sem o carima e a dinamica deste, assim provavelmente acabara por nunca evoluir numa carreira que ja foi mais promissora.

Um filme moralista que devera ser encarado como uma boa pedagogia para jovens.


O melhor - O caracter moral de um filme que poe o dedo na frida dos gansg por esse mundo fora.


O pior - Hirch, cola demaisado a di caprio... impressionante


Avaliação - C+

No comments: