Saturday, March 10, 2007


For Your Consideration




Dificilmente se encontrou um paralelismo tão grande entre o argumento de um filme e o proprio filme em si como se encontra neste For Your Consideration, um projecto pessoal e pequeno de Guest e Levy, sobre a ansidedade de uma industria de cinema obsessiva pelos galardoes e como essa publicidade por conduzir a que um filme recheado de nada possa ter as luzes da ribalta sobre si. Este pressuposto foi aquele que fez deste filme, recheado de elementos pouco abonatorios e um cast de reformados, entrar nas bocas do mundo, ja que o filme tornou-se realidade em si proprio, conseguindo uma distribuição Wide, inicialmente impenssavel, e entrar numa primeira fase na corrida pelos Oscares, contudo como tambem ocorre no filme, nao foi mais que publicidade expectativas, ja que no final o filme nao conseguiu mais que lutar. E provavelmente tudo voltara a ser como dantes para os intervenientes deste filme a maioria a procura de uma ultima chance na industria dificil de Hollywood.

A nivel critico o filme surpreendeu, principalmente porque hollywood sempre foi adepta de satira a ela propria, dai que esta recepçao serviu de impulso para uma campanha comercial satisfatoria tendo em conta as expectativas iniciais do filme.

O filme começa de forma algo confusa sem enunciar desde logo os seus propositos e objectivos, contudo no final o filme consegue se definir na plenitude daquilo que se propoe, nem sempre bem ligado e acima de tudo nem sempre bem interpretado, cai em alguns facilitismos de argumento, que nos parece algo descuidado e apenas ao seviço do pressuposto de base. Mesmo asism a critica e a satira estao estrategicamente montadas e desmontadas ao longo do filme,e teria sido no minimo ironico este filme fazer parte daquilo que mais tenta criticar.

O argumento do filme e extremamente simples mas parece servir na perfeição o filme, apesar de um exagero em determinadas partes, e algum absurdo principalmente nas entrevistas e programas de televisao criadas, cria hollywood como um culto do ego, onde todos se atropelam.

O climax poderia ter sido mais maduro, sem o toque relativo a personagem masculina mais jovem,que nos parece um exagero total de moralismo, que retira alguma realidade e generalizaçao ao filme.

A realização do Guest e simples, nao se preocupando em dar grandes planos, mas filmas as sequancias num ritmo suave que priveligiasse os dialogos e as interações egoistas das personagens, se no primeiro ponto Guest cumpre no segundo fica algo as desejar.

Quanto ao Cast recheado de actores de um nivel inferior de Hollywood, com algumas pontas de actores esquecidos, como O'hara que acaba por ser o ponto mais forte do filme. tendo uma interpretação incrivel e coencidencia ou nao tb aqui como a sua personagem o papel foi por diversas vezes referido para o oscar mas acabou por nao conseguir. Esperemos que O Hara nao caia na depressao da personagem pois parece-nos ser a unica com possibilidade de ter reavivado a carreira com este filme. Ja o restante elenco vem demonstrar a sua falta de qualidade justificativa de algum desprezo do cinema por eles, sendo este filme um ultimo grito de epiranga das suas vozes.

Enfim um filme revolta algo cinico que por um lado critica a dependencia da industria dos premios, mas surge com o intuito de estar presente nos mesmos.


O melhor - A satira e a forma diferente das 3 personagens vivenciar a desilusão.


O Pior - O cinismo inerente a todo o filme, satariza aquilo que esta por detras de todo o filme


Avaliação - B-

No comments: