Monday, March 19, 2007


Black Christmas




Chegamos ao cumulo do terror, se existiu durante alguns anos, defesas relativas ao baixo gosto de fazer terror sobre alguns aspectos, Um desses aspectos foi o Natal, e eis que de repente este anos vimos este apelativo titulo Black Christmas quebrar todas as barreiras do bom senso, trazendo-nos um titulo de terror juvenil onde o tema de fundo é o Natal. Este aspecto inicialmente forte, contudo, passa para segundo plano, tendo em conta a inarravel qualidade de um filme, que é um dos maiores atentados a industria americana de terror ou mesmo generalista, com um filme Horrivel, e que é fraco em todos os promenores, mas acima de tudo que acaba por assustar pela forma como esta feito do que pela historia em si.

Contudo e para mal da industria este filme ainda conseguiu atrair uma serie de adolescentes histericas e que vão alimentando um genero que nos brinda a cada ano que passa com titulos cada vez piores e que nos dificultam visualizar um bom futuro para esta industria especifica. COmo nao podia deixar de ser, e tendo em conta o filme em questão, a critica chegou ao cumulo de nem pontuar um filme tao fraco como este.

A historia é a do costume, uma irmandade reune-se todos os natais na casa de um psicopata onde se sucedeu os crimes, o que de si é tão estupido e ridiculo como infundado e sem qualquer tipo de conteudo, eis que o menino aparece e toca a carnificina total as meninas, com uma violencia extrema, doentia, que ultrapassam em larga escala os limites da bestialidade. Se normalmente criticam os filmes de terror por serem softs, este e o filme ideal vai ao extremo da violencia, c ontudo raramente assusta a nao ser pelo ridiculo de todo o filme, mas principalmente da narrativa seguida.

O argumento é um atentado aos cinefilos, obvio e acima de tudo confuso, perde totalmente a defeniçao de espaço, tempo, relaçoes personagens, todos estes aspectos sao enigmas completos para o espectador, que nao sabem quem sao aquelas pessoas, porque tao juntas e acima de tudo as relações e a força destas, limitando-se a matá-las sucessivamente da forma mais besta e ridicula possivel.

A realização também é ela miseravel, a cor do assassino e um autentico hino ao ridiculo, os planos dos crimes mal escolhidos, e nunca em momento algum a realização serve de suporto ao suposto terror provocado pelo filme.

O unico aspecto que funciona no filme e os efeitos sonoros natalicios, que acabam por transmitir algum tom morbido ao filme que realmente assusta nos parametros razoaveis, o unico ponto positivo de um filme.

No cast estamos recheados de actrizes emergentes do cinema juvenil, o protagonismo esta a cargo da bonequinha Cassidy, que brilhou com a sua grande imagem em Click, mas que aqui nao consegue fugir a todo o emarenhamento de ridiculo que o filme assume, é secundarizada pela princesa do gelo Trachtenberg, que desacelarou uma carreira que parecia ir para o bom caminho no cinema dedicado aos mais jovens, tudo o resto esta ao nivel do filme eou seja O mais baixo possivel.

Enfim em toda a linha um atentado ao espectador.


O melhor - os efeitos sonoros do filme, a unica coisa que assusta com legitimidade


O pior - AInda existir pessoas que alimentam estas obras despreziveis


Avaliação - F

No comments: