Friday, November 24, 2006


The Prestige

Starring:
Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, David Bowie, Scarlett Johansson
Directed by:
Christopher Nolan

Para os mais atentos aos ultimos anos cinematograficos, aqui estava talvez o filme mais esperado do ano. Por um lado porque Nolan tem sido talvez o autor em maior destaque nos ultimos 6 anos, e depois porque a obra de Priest se enquadrava plenamente o genero preferido de Nolan, dando espaço para brilhar no que de melhor ele faz...articular histórias.
O filma acabou por ter algum sucesso nas bilheteiras, mesmo que longe de grandes explosões, quanto a critica, apesar de positivas na sua maioria, ficaram como que surpreendidas com o filme, ainda tentadas a assimilar o que acabavam de ver. (tipico em Nolan ja que memento tb inicialmente teve longe da unanimidade critica que hoje recebe). Por sua vez o publico entregou-se ao filme, com as melhores pontuaçoes do ano em sites de opiniao publica geral.
Desde ja á que dizer que prestige, é talvez dos filmes mais completos dos ultimos anos, conjugando uma realização, argumento e caracterizaçao de personagens de um primeiro plano de Hollywood, dando um produto final brilhante. A historia conta-nos a luta entre dois magos, pela supremacia, com truques e mais truques Nolan surpreende o espectador segundo a segundo. Os truques são brilhantes e prendem o espectador a cadeira. O filme supera em toda a linha as expectativas ja de si altissimas, princiapalmente na riqueza de um argumento so possivel com criadosres unicos como Nolan. Desde ja a tristeza por este filme provavelmente ser esquecido nos premios, mas o facto de estar a um nivel superior nao permite que seja consumivel para todos.
O argumento e brilhante original, articulado surpreendente, constituido por dialogos grandiosos, e por um seguimento narrativo forte, Nolan traz-nos ao mesmo tempo um dos argumentos mais brilhantes e surpreendentes dos ultimos anos.
QUanto a realização, desde logo e reconhecido que Nolan e melhor autor do que realizados contudo parece-nos que a experiencia adquirida no blockbuster batman begins permitiu-lhe arriscar num filme que necessitava desse risco, e que acaba por ser bem sucedido no produto final.
Por fim de mencionar o excelente casting do filme, principalmente nos papeis principais. E se Bale encontra-se ao seu melhor nivel, que é de si o topo de Hollywood, levando para si os melhor momentos intrepretativos do filme. Acaba por ser Jackman quem mais surpreende, ja que nos pareceu uma aposta de maior risco e com menor provas dadas no cinema, oferecendo-nos uma intrepretação muito bem conseguida, e talvez o seu melhor papel desde que chegou a Hollywood, o resto do cast pouco ou nada e posto a prova, contudo a riqueza dos secundarios valoriza ainda mais este titulo. Um daqueles filmes, que facilmente ira figurar na historia como um filme de culto aperciado pelos grandes aperciadores de cinema.

O melhor - O passo dois ser evidente neste filme o transformar algo interessante em algo extraordinario.

O pior - Que a unanimidade critica so seja possivel em filmes academicamente correctos e sem qualquer tipo de risco. e se esqueça de premiar filmes como Seven, Memento e mesmo este Prestige...

Avaliação - A

No comments: