Sunday, November 12, 2006


The Grudge 2 - O Grito 2

Starring:
Sarah Michelle Gellar, Amber Tamblyn, Arielle Kebbel, Teresa Palmer, Jennifer Beals
Directed by:
Takashi Shimizu

Nunca o dinheiro fácili foi uma motivação tão obvia para um filme como esta sequela disparatada de The Grudge. Depois do primeiro titulo desta saga ter surpreendido no box office americano á dois anos, conseguindo mais de 100 milhoes de euros, era obvio (tendo em conta que se tratava de um filme de terror) que pouco tempo depois se seguiria a continuação. E se ja o primeiro titulo estava longe de ser um grande filme, sendo apenas mais do mesmo, ou seja um grupo de pessoas completamente presseguidas por espiritos, o certo e que o publico rendeu-se ao conceito tornando o primeiro filme, como um dos maiores sucessos actuais do cinema moderno de terror. Contudo, e para bem do cinema este filme teve longe desse sucesso, mesmo que a estreia tenha conseguido bons resultados, o certo e que rapidamente o filme saiu do boxoffice, ficando muito aquem do esperado e do primeiro titulo. E este facto esta muito relacionado com o falhanço critico do filme, quase unanimemente considerado um dos piores filmes do ano, o titulo foi arrasado por todos que se dignaram a emitir opinião.
E o certo é que o filme e um desastre total, primeiro porque não tras ingredientes novos a saga, limitando-se a replicar de uma forma confusa os acontecimentos do primeiro filme. Depois porque o misterio esta a partida resolvido, tendo o espectador resposta para todas as perguntas que se coloca desde o inicio. Terceiro porque em momento algum chega a impressionar o espectador falhando totalmente neste parametro. E por ultimo tras nos algumas das personagens mais desinteressantes dos ultimos anos. O filme chega mesmo a provocar a gargalhada de tão fraco que se apresenta. E por ultimo como nao consegue dar nenhum seguimento a um argumento tão fraco so deixa ao filme uma saida... matar os personagens todos, num espectaculo cinematografico decadente,e quase certo nos nossos cinemas, para meu completo desepero.
O argumento se é que ele existe é do pior que observei nos ultimos anos, colado ao primeiro sem nada de novo, e com personagens completamente básicas, parecendo desenhos com movimentos.
A realização acaba por ainda ser a coisa que se safa do filme, já que Shimizu, vindo da tradição asiatica move-se dentro do filme de uma forma tipica e com planos bem conseguidos e comuns neste tipo de filmes para os lados do sol nascente, alias esta orientação esta presente em todo o filme.
O cast é constituido por uma serie de desconhecidos em idade pre adulto com dificuldades de interpretação, onde se salienta pela negativa o protagonismo oferecido a uma actriz tão desinteressante como Tamblyn, também Gellar como nome maior do filme merecia mais respeito por parte do guião... apesar das suas limitações tb elas serem evidentes.
Enfim um filme horrivel, que vem demonstrar a falta de ideias no terror não esta apenas presente no cinema norte americano, mas que também ja infectou os ate aqui protegidos e aclamados asiaticos. Que demonstram que com os meios dos americanos ainda conseguem fazer pior de estes, ja tinha acontecido na sequela de The Ring, e agora com a saga Grudge.

O melhor - A falta de sucesso do filme deve interromper aqui a saga.

O Pior - Esta "doença" de filmes de terror sem conteudo tarda em encontrar a sua vacina...

AValiação - D-

No comments: