Wednesday, November 22, 2006


Flags of Our Fathers

Starring:
Ryan Phillippe, Adam Beach, Jesse Bradford, Jamie Bell, Ben Walker
Directed by:
Clint Eastwood

É engraçado, o mito do anti-heroi assumido neste filme, a tentativa de demonstrar que os herois não o são, quando o filme é realizado por aquele que actualmente mais se encontra de ser isso... ou seja o heroi maximo do cinema actual...
Flags of fathers demonstra que ClinT Eastwood atingiu o topo de uma carreira, ou seja combinar num filme um sentimentalismo intenso, uma acção fortissima,e uma moral extraordinaria... e pedir o maximo que alguem nos pode dar... E Eastwood dá-nos quase tudo nesta obra...
Apesar de ser respeitada pela critica, alguns sectores resistiram á critica, talvez porque não tenham palavras para descrever o estado de forma de eastwood como realizador e de haggis como argumentista, a unica salvação foi ignorar um filme impossivel de ignorar. O publico tambem se alheou do filme, talvez pela falta de actores de primeira linha.
O filme trata-nos sobrea a historia por de tras da foto mais conhecida do mundo, atraves de várias narrativas observamos o que se passou na ilha, a forma de lidar com o sucesso dos pretensos herois, e de forma mais retalhada a busca da historia por parte do filho de um dos herois... Depois impressionantes cenas de guerra, uma moratoria extremamente forte, e um ligação imocional intensa marca cada uma das narrativas, num filme completissimo nos mais variados niveis.
O filme apenas parece falhar num aspecto, na indefenição das personagens, que apesar de cativarem pela sua presença, pouco ou nada conhecemos sobre elas, sobre as suas motivaçoes, sobre as suas relações, e neste ponto parece-nos que haggis poderia ir mais longe, se bem que isto nao é um filme de personagens, mas de situações e motivos... explanados de forma brilhante no argumento.
A nivel tecnico o filme assume um primor impressionante, com as sequencias de acção a serem muito bem produzidas ao qual se associa uma brilhante fotografia.
Eastwood, surpreende, se a sua vertente dramatica e de realização emocional, estava mais que provado pelos seus mais recentes titulos, a genica e a juventude demonstrada neste filme, torna-o num dos mais brilhantes e polivalentes realizadores da historia.
O casting por muitos criticado, parece-me muito bem selecionado, primeiro porque o filme nao e de personagens, depois porque penso que com a excepção de Bradford, todos aparecem extremamente reais na forma como caracterizam e dao dimensao fisica às personagens.
Enfim talvez este nao seja filme para grandes aventuras nos oscares, principalmente porque se este filme vencesse, seria tres vitorias seguidas para haggis... e nos sabemos que a academia nunca daria assim tanto poder a uma pessoa... mesmo assim penso que a nomeação deveria estar segura.

O melhor - A forma como Eastwood nos tras um filme completo a todos os niveis

O pior - A falta de complexidade das personagens, exigia-se um bocadinho mais neste segmento

Avaliação - A-

1 comment:

Padawan said...

E o "Borat - cultural learnings of america for make benefit glorious nation of kazakhstan"? Inda não tens esse, caralho?