Thursday, November 09, 2006


The Guardian - O Guardião

Starring:
Kevin Costner, Ashton Kutcher, Neal McDonough, Melissa Sagemiller, Clancy Brown
Directed by:
Andrew Davis

Desde logo, as prespectivas para um filme que reune Costner e Kutcher não podem ser muito elevadas, ja que se por um lado Costner a mais de 10 anos que não consegue fazer um bom filme, por outro Kutcher é quase um mestra na arte da má escolha de filmes, ou mesmo um desastre quase completo na intrepretação. A tudo isto junta-se um realizador que tirando o brilhante fugitivo, limitou-se a fazer titulos de acção sem grande conteudo. O risco era grande de este filme se afundar nas mares que estao presentes durante todo o filme. Contudo e apesar da reação da critica nao ter sido la muito boa, o facto do publico ter relativamente aderido bem, salvou em parte o titulo.
Desde logo convem realçar que o resultado podia ser pior, contudo o filme é bastante fraquinho nos diversos aspectos. Desde logo o argumento de um salvador que depois de uma missão que falha acaba por ir dar aulas para a academia onde encontra um jovem cheio de ambição, e depois o trajecto do costume. Contudo o filme apresentasse dividido em grandes blocos, demasiado soltos entre si e que pouca oferece para a coerencia interna do filme, depois o filme e estremamente penoso perdendo-se em aspectos secundarios. Os envolvimentos romanticos do filme estao tão mal enquadrados que parecem remendos para preencher espaços. A favor do filme esta alguma maturidade da forma como ele se assume, o facto de ter uma tonalidade emocional bem focalizada nas personagens o que aumenta a complexidade de um titulo a priore simplista. Contudo estes aspectos nao servem para cobrir grande parte das fragilidades do filme onde se destaca a sua excessiva duração em prol de aspectos secundarios.
O argumento do filme, é demasiado fragmentado, e cheio de aspectos pouco importantes, talvez o argumentista estivesse num processo obsessivo nesta construção
A realização acaba por ser dos aspectos de maior destaque do filme com destaque para as sequencias no alto mar, que apesar de mal enquadradas no todo do filme estão muito bem realizadas.
As intrepretações, apesar de pouco exigentes acabam com alguma surpresa por se enquadrar bem no filme, Costner muito igual aos seus ultimos registos ( o que nao e propriamente um elogio) e Kutcher dá uma imagem difrente agora como heroi de acção que me parece bem mais adequada as suas limitações intrepretativas.
Enfim o filme nao é um naufrago mas que entra muita agua isso entra

O melhor - A maturidade com que o filme aposta nas emoçoes num filme tipico de acção

O pior - A fragmentação do argumento e demasiado notoria e grave para um filme desta dimensao

Avaliação - C-

No comments: