Saturday, November 11, 2006


Children Of Men - OS filhos do homem

Starring:
Julianne Moore, Clive Owen, Michael Caine, Chiwetel Ejiofor, Charlie Hunnam
Directed by:
Alfonso Cuaron

Muita expectativa existia em volta deste titulo, primeiro porque a magnifica campanha publicitaria do filme conduziu a um burburinho interessante a volta do filme. Depois o argumento, pessimista transmitido sob a forma de alarme, e por ultimo o autor. Cuaron tinha aqui a sua primeira produção neste seu regresso a Hollywood, sem ser o frinchising Harry Potter, as expectativas estavam elevadas. E desde ja posso garantir que saimos satisfeitos com o filme.
O filme aparece claramente sob a forma de alarme, realista, duro, frio Brutal, sao adjectivos que encaixam perfeitamente neste filme, ainda inedito nos EUA, mas que esta a ser bem recebido no circuito europeu, tendo inclusive sido premiado no Festival de Veneza com dois premios menores..
A premissa do filme e brilhante, o mundo esta o caos, ninguem nasce a 18 anos e a humanidade aproxima-se do fim, a guerra instalou-se em todo o lado menos no Reino Unido, onde uma especie de ditadura tenta controlar um pais, onde grupos de revoltosos e terroristas querem dar de novo a esperança. De repente cheganis até Kee uma jovem negra que contra todas as leis das expectativas esta gravida... e o filme entra na tentativa de colocar Kee num barco que apode transportar para uma ilha que aparentemente tudo se desenvolve normalmente. (algures nos açores :))
COntudo o filme que inicialmente apresenta-se algo lento e moroso, na apresentação da situação, transforma-se rapidamente num dos filmes mais brutais e violentos dos ultimos tempos, dando uma visão catastrofica e completamente apocalitica da humanidade futura, preocupando e alertando todos os que visulizarem um filme negro e duro.
O filme é uma das obras mais singulares e de maior qualidade deste ano, podera mesmo estar em boa forma nos premios, contudo penso que o excesso brutal de Cuaron (quase mesmo doentio) coloca dificuldades a este nível.
O argumento e muito perto do brilhante, combinando uma boa premissa, com boas personagens e com uma boa linhagem de acontecimentos nao esquecendo algumas deixas de humor muito bem enquadradas.
A realização e muito bem conseguida, apesar de por vezes o excesso de movimentos da camara oferecerem dores de cabeça ao espectados, dá muito realismo ao filme, uma das caracteristicas mais vincadas do filme. O que e certo e que Cuaron demonstra estar ja no top de nivel de hollywood.
A banda sonora e um ingrediente chave no filme e que esta presente de uma forma bem complementar ao longo de todo o filme.
O cast consta com secundarios de luxo, como Moore, com uma prestaçao quase inexistente no filme e Caine, numa versão descontraida e dando alguma luz a um filme negro. Mas acaba por ser Owen a brilhar em grande escala no filme oferecendo-nos uma das primeiras grandes interpretações do ano, e que devera merecer a atenção dos diferentes juris, comprovando a excelente forma em que o actor se encontra depois de ja ter brilhado este ano na sua caracterização em Inside Man de Spike Lee.
Enfim um filme obsessivamente bem contruido e um dos produtos assumidamente de autor mais conseguidos da temporada.

O melhor. O realismo e a caractarização espacial do filme do melhor que vi em cinema.

O pior - O filme depois de um bom arranque parece que demora a aquecer para o mitico final

Avaliação - A-

No comments: