Thursday, November 09, 2006


The Black Dahlia

Starring:
Josh Hartnett, Scarlett Johansson, Hilary Swank, Aaron Eckhart, Mia Kirshner
Directed by:
Brian De Palma

Se existe autor que caiu numa desgraça quase total nos EUA, ele chama-se Brian de Palma, depois de um incio de carreira completamente de sonho, rapido entrou na chamada depressão, parecendo não conseguir sair dela a cada filme que lança.
Agora tudo parecia apontar para o sucesso, o livro era bom, com grande história, o elenco tinha duas das actrizes mais conceituadas e respeitadas da actualidade, e o focto de abrir o festival de Veneza deixavam antever o regresso de Palma a aclamação critica. Puro engano! O filme apenas agradou a uma parcela muito reduzida de criticos, tendo sido apupada pelo resto, a performance na bilheteira foi uma catastrofe, capaz de destruir quase tudo que rodeou o filme.
Se bem que a negativa dada pela critica seja na minha opinião excessiva, é certo que um filme com tão bons ingredientes não podia ser tão mediano como este filme, e a forma confusa como o filme vai se desenrolado e o principal culpado do fracasso, ou seja, parece que de Palma nunca percebeu e se sentiu confortavel com o filme, sendo o resultado final confuso, e extremamente parado, com muito pouco misterio. O climax final com as constantes revelações apesar de interessante nunca chega a demonstrar todo o potencial que nos parece ter, assim como todo o filme, se bem que nesta fase nos parece mais visivel.
O filme parece-nos completamente uma carta fora do baralho para os oscars da academia, podendo mesmo aparecer em algumas categorias entre os piores do ano. Se bem que neste caso será sempre o exagero.
O argumento do filme parece a priori interessante mas parece-me que perde o seus trunfos na adaptação para cinema, ja que apesar do interesse continuar presente, nada de excepcional e mostrado.
De palma no que na realização diz respeito parece em boa forma, com planos bem conseguidos, apesar de alguma indefinição cultural, entre os planos interiores demasiado modernistas e os exteriores tipicamente mais antigos.
O cast recheado de estrelas parece-me estar em claro sub rendimento, e com tantas estrelas acaba por ser a mais pequena Kirshner a brilhar mais, e a dar um passo para o estrelato, já que rouba toda atençao do filme para as cenas em que entra. No sentido oposto parecem estar quer Swank quer Johansson em clara baixo de forma. Quanto a Harnett esta longe de provar o potencial que algumas fações lhe atribuem ao contrario de Eckhart que ne parece satisfatorio num papel mais exigente, e que vem demonstrar a boa forma do actor que ja surpreendera em Thank You For Smocking
Um filme que cria expectativas demasiado altas e que acaba por rapidamente não conseguir ultrapassar uma mediania revoltante tendo em conta os ingredientes utilizados

O melhor - Mia Kirshner daquelas actrizes que com a sua imagem preenche um filme cheio de estrelas

O pior - A confusão com que o argumento se vai tornando a cada minuto que passa. O remedio ajuda mas nao salva.

Avaliação - C+

No comments: