Sunday, November 26, 2006


Winter Passing

Starring:
Zooey Deschanel, Ed Harris, Will Ferrell, Amelia Warner, Amy Madigan
Directed by:
Adam Rapp (II)

A Australia ultimamente tem vindo a ser um local onde actores de renome, tentam descansar da intensidade das produções norte americanas, aproveitando para fazer filmes mais suaves que apenas se baseam em argumentos intensos, deixando para segundo plano a força das imagens.
Contudo, observa-se que mais uma vez o argumento acaba por ser demasiado sentimentalista, acabando por mais uma vez ser um filme lento, chegando por vezes a ser mesmo penoso para o espectador, já que pouco ou nada se passa nos morosos 90 minutos de filme.
O filme acabou por se tornar pouco ou nada conhecido, sendo que nem os criticos se mostraram interessados num objecto demasiado intimista que acaba por se tornar estranho ao espectador, caracteristica que começa a se tornar comum nos filmes australianos, pois pensamos que quer Proposition, quer Litle Fish caem no mesmo erro.
O filme conta a história de uma jovem que apos a morte da sua mãe volta á sua terra natal de forma a recuperar as cartas desta. A relação da jovem com o pai e controbada, dai que posteriormente assistimos a um drama familiar tipico, entre a jovem e o seu pai, mediado por dois desadaptados que residem na casa, e depois o costume, o conflito inicial ate a redenção final, tudo a um ritmo penoso.
O argumento por um lado e demasiado intimista, por outro nao abarca uma historia original nem tão pouco interessante, não aproveita os conflitos interiores das personagens para enriquecer as interações, muito pelo contrario, ja que estas são limitadas ao necessario.
A realização, tipico da Australia, da todo o relevo as vivencias solitarias das personagens, esquecendo os planos móveis privelegiando o movimento singular, o que permite um aspecto visual interessante mas que paralisa um filme ja de si lento.
O cast acaba por ser rico, num filme tão pequeno como este, onde se ressalva Ferrel num registo dramatico, bem diferente do que estamos habituados, dai que seja estranho esta intrepretação, sendo obvio a melhor adequação do actor a comedia. Ed Harris e Deschanel acabam por ter o peso do filme todo nas suas intrepretações e se Harris tem qualidade para isto e muito mais, ja Deschanel parece-me que esta longe da qualidade necessaria para assumir um filme desta dimensão.
Um filme pequeno em todas as vertentes, e que lança o alarme de necessidade de movimento urgente para os filmes oriundos da Australia

O melhor . A critica à por vezes subvalorização do que realimente e importante nos intelectuais

O pior - O ritmo do filme...capaz de adormecer um hiperactivo.

Avaliação - C-

No comments: