Sunday, February 23, 2025

Unstoppable

 Pensado inicialmente como podendo integrar ainda em 2024 a eventual disputa pelos premios apos os primeiros testes de imagem ficou a sensação que o filme nunca seria um real candidato aos premios razao pela qual a Amazon atrasou a estreia em Streaming para Janeiro um mês onde normalmente o circuito esta mais calmo e as razoaveis avaliaçoes poderiam funcionar. Comercialmente no entanto as coisas nao foram brilhantes e o filme rapidamente desapareceu das sugestões.

O filme e o tipico drama desportivo com todos os ingredientes tipicos de um filme razoavel, emocional, mas pensado mais para a emoçao do que propriamente para o feito. Temos tudo, a dificuldade, a desconfiança, a derrota, a vitoria final a historia de vida e mais que isso o contexto social com todas as adversidades pensadas. Para ser mais o filme teria de ser menos esteriotipado ja que fica a ideia que ja vimos tudo isto e que so muda o desporto.

O filme transmite o feito sem duvida, numa colaboração total com o seu protagonista que acaba por fazer os dificeis momentos de duplo de corpo, caso contrario o trabalho do protagonista era assinalavel. No restante o filme e um conjunto de cliches quer na relação aluno professor, mas acima de tudo na familiar, o filme a determinada altura abandona este ponto para seguir uma especie de luta a dois que surge de uma forma algo isolada.

Por tudo isto mais um drama desportivo, igual a todos os outros, fica a ideia que os filmes surgem demasiado cedo na vida dos protagonistas e isso pode conduzir a que o feito ainda nao tenha o impacto esperado. Claro que e o filme com uma mensagem de esperança, simples, sem grandes atributos diferenciados para alem da historia em si.

A historia fala de Anthony Robles um lutador norte americano de sucesso que cresceu numa familia destruturada, mas mais que isso conseguiu a dificuldade de lutar apenas com uma perna criando uma capacidade de superação incrivel ainda aos dias de hoje.

O argumento e simples, emoçao, facil e tudo trabalhado para tornar os feitos maiores. Conhecemos pouco a personagem para alem da sua revolta. Os familiares e professores sao cliches, ficando a sensação que e um filme de estudio e pouco mais.

Na realizaçao o projeto tras Goldenberg um conceituado editor que tem aqui a estreia como realizador longe da qualidade que foi efetuando nos filmes em que teve outras tarefas. O filme parece uma tarefa de estudio mais do que uma abordagem de autor. Esperemos novos filmes ou pelo menos novas ediçoes.

No cast a escolha de Jerome, parece que fica um pouco presa a algumas expressões faciais demasiadas vezes repetidas no contexto de filme. Lopez e um cliche na sua personagem e Cheedle tenta ser o tipico motivados, mas tirando a personagem central todas as personagens sao pensadas em cliches tipicos


O melhor - O feito de Robles e as sequencias de movimento

O pior  - A sensação que o filme em muitos elementos segue sempre o caminho mais facil.


Avaliação - C+

No comments: