Thursday, February 13, 2025

Back in Action

 Neste inicio de ano em que a Netflix anunciou que ia estar menos ativa primando mais qualidade do que quantidade eis que surgiu esta comedia de ação, com um elenco de primeiro nivel que marcava o regresso de Jamie Foxx depois do problema de saude e Cameron Dias depois de diversos anos arredada dos ecras. O filme estranhamento estreado em Janeiro, acabou por ter o reconhecimento comercial esperado, embora criticamente tenha ficado por uma mediania que rapidamente o tornara esquecivel.

Sobre o filme podemos dizer que temos uma produçao elevada que passa por diversos locais, seguindo as pisadas da maior parte dos filmes de espiões e terroristas. A questão e que o filme nunca quer propriamente um filme de açao, mas mais uma comedia familiar, sendo quase um spi kids que se leva ligeiramente mais a serio, sem ser em momento algum uma primeira linha de originalidade.

O filme parece funcionar sempre melhor comicamente do que na ação, embora fique a ideia que investe mais no segundo plano, com sequencias que tentar ser o MI dos pobres, mas ai tudo parece demasiado forçado exagerado e pouco ou nada vermosivel. Em termos comicos alguns dramas familiares no confronto de gerações funciona contudo isto acaba por nunca resgatar o filme para um nivel elevado de qualidade.

Por tudo isto temos um filme de satisfação rapida no que diz respeito a sua forma de comunicar. Existe a plena noção de que ja vimos este filme diversas vezes, mas mais que isso que conseguimos pensar que o filme tenta ser o inicio de um franchising que acaba por nao ser suficientemente original para começar uma nova abordagem. Uma comedia de produtora grande que acaba por preencher um espaço proprio sem nunca conseguir se diferenciar.

A historia segue um casal de espiões que acaba por se retirar para constituir familia ate ao momento que depois de um conflito familiar sao descobertos e acabam por reviver o seu passado de ação, que os leva a ter de volta, como o titulo indica à açao.

O argumento é pouco original, ja vimos esta historia varias vezes, os twist sao denunciados, o humor e moderadamente funcional, mas fica a ideia que este mix entre Spy Kids e Missao Impossivel nao e propriamente o conjunto que encaixa melhor um no outro.

Na realizaçao do projeto temos Seth Gordon um realizador com algum conceito no cinema de grande produtora, principalmente em series de sucesso e algumas comedias que tiveram impacto comercial. Nao e propriamente um filme muito trabalhado do ponto de vista estetico, acabando por ser essencialmente uma comedia de estudio como alias tem sido a sua carreira.

No cast se Foxx tem habituado o cinema com a presença em filmes comerciais em papeis pouco relevantes esperava-se mais do regresso de Diaz, ja que nos parece algo desligada numa personagem que também nao ajuda. Nos secundarios surpreende a escolha de Scott depois de alguns sucessos criticos numa personagem completamente inexistente


O melhor - O entertenimento simples

O pior - Nao e um filme original por si so.


Avaliação - C

No comments: