Desde a sua apresentação no ultimo festival de Cannes que este foi o filme indiano a seguir, sendo uma presença constante na lista de melhores filmes do ano na maior parte dos criticos o filme falhou a indicação no pais de origem e por tal a nomeaçao para melhor filme estrangeiro nao existindo nos Oscares. A boa critica do filme deu-lhe uma carreira internacional meritoria, contudo comercialmente e tendo em conta que a industria de Bollywood vale muito dinheiro os resultados ficaram muito aquem.
Sobre o filme podemos começar por dizer que começa a por caracterizar Mumbai dos trabalhadores, as suas dificuldades a forma como as pessoas tem de se adaptar a uma vivencia de uma cidade interminavel. Este ponto e onde o filme melhor funciona. Quando o filme entre no lado das duas personagens o filme é vago, dificilmente conseguimos perceber o que cada uma sente, ficando apenas o choque cultural religioso na mente.
Por tudo isto temos um filme pequeno que sinceramente tenho muita dificuldade em perceber a forma como se tornou num dos acontecimentos criticos do ano. Sobra a caracterizaçao de Mombai diferenciado, das dificuldades de pessoas trabalhadores em ter minimas condições de vida, mas num filme local, fica a ideia que isso e o minimo possivel.
Assim um filme mediano indicado, de base e longe do lado pomposo de Hollywood, mas que fica na luz por ter dificuldades a contar a sua historia e quando assim é mesmo o que o filme quer transmitir em termos de ideias tambem fica longe. Uma surpresa o filme ter sido tao reconhecido, ficando a clara ideia que a falta de nomeaçoes poderá ter dado ao filme a insignificancia justa ao que apresenta.
A historia fala de duas fucionarias de um hospital com vidas amorosas diferenciadas, uma mais velha que tem uma aproximação a um medico mas esta refem do marido na alemanha, e uma jovem apaixonada por um jovem muculmano mas fica dificil encontrar o espaço para estarem juntos.
O argumento do filme e o maior handicap para ser um filme de referencia. As personagens ate poderiam representar muito mais do que o filme na sua essencia consegue lhe dar. Tambem em termos de simbologia fica a ideia que no final nao percebemos muito bem o que o filme quer transmitir.
Na realizaçao o projeto de Payel Kapadia uma realizadora indiana que pela sua coragem acaba por ser uma figura de referencia tambem politica. Aqui nota-se que conhece bem a cidade de Mombai, mas pouco mais, o filme entra na cidade mas sem um lado artistico particulamente trabalhado. E daqueles filmes que o historico da realizadora acaba por ser mais valorizado do que o trabalho concreto em si.
No cast o filme e liderado por duas atrizes nativas pouco conhecidas que funcionam na dictomia das personalidades. O lado mais extrovertido da juventude contra a submissão das mais velhas acaba por ser o que o flme tem de mais diferenciado.
O melhor - Mumbai
O pior - A sensação de que o filme não trás nada de relevante na sua mensagem
Avaliação - C
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