Friday, February 21, 2025

Den of Thieves 2: Pantera

 Seis anos depois de uma luta do gato e do rato entre um grupo de ladrões e policiais eis que surge a sua sequela, agora passada em plena europa e tendo em conta o twist final do primeiro filme, repetindo as mesmas personagens. Um filme que abriu o ano com uma mediania critica que acaba por ser positiva tendo em conta o tipo de filme e um registo comercial razoavel tendo em conta ter preenchido a primeira semana de Janeiro.

O primeiro filme surpreendeu pelo seu twist final, mais do que propriamente por uma historia brilhante ou por algo muito diferenciado no tipico filme de golpes, o que ficou mais na retina com o twist surpreendente final que deixou o espetador mais surpreendido e este segundo filme aproveita isso para fazer algo parecido, so que desta vez na europa, aproveitando alguns dos registos de series mais comuns 

O filme parece algo longo em demasia, as cenas principalmente o golpe central acaba por ser exageradamente demorada e o filme quase desaproveita os secundarios que vao aparecendo. Fica a sensação que o filme funciona essencialmente no twist e na relaçao entre os protagonistas mas isso e algo reduzido tendo em conta as mais de duas horas de duração.

Um mediano filme de açao que aproveita as locations na europa para ser maior, que entra no registo da ligaçao das personagens mais do que o seu golpe. E um filme que acaba por nao ser um blockbuster, nao ter um ritmo totalmente completo, mas ao mesmo tempo fica a ideia que dos classicos de janeiro este tem alguns dos apontamentos que ja o tornaram numa referencia nessa epoca.

A historia segue as duas personagens do primeiro filme, depois do final surpreendente e do check surpreendente eles encontram-se na europa, supostamente do mesmo lado para combinar um terrivel golpe a diamantes em França que acaba por criar uma ligaçao entre os protagonistas.

Ficou a sensação que como o primeiro filme funcionou essencialmente no seu twist este filme acabou por ter essa necessidade trabalhando para ele. Os secundarios sao desprezados e o filme e mais centrado nos dois protagonistas o que pode ser redutos num filme com mais de duas horas.

Na realizaçao Gudegast repete a direção nos filmes unicos que fez ate ao momento. A escolha pela europa da ao filme uma roupagem diferente, mas o filme nao e um filme de primeira linha sendo sempre mais competente que brilhante. Vamos perceber melhor quem e o realizador quando virmos outro produto.

Nem Butler nem Jackson são propriamente atores de primeira linha, e aqui o filme vai de encontro ao seu registo mais comum. Uma serie de atores europeus tentando o seu espaço mas fica a clara ideia que os mesmos sao desaproveitados em secundarios pouco trabalhados.


O melhor - Os twist ja conhecido

O pior - Demasiado longo


Avaliação - C

No comments: