Wednesday, December 01, 2021

A Boy Called Christmas

 A Netflix tem uma politica bem definida na conjugação dos seus interesses criticos e comerciais, com filmes pensados para cada altura do ano. Como e obvio o Natal é um dos periodos comercialmente mais interessantes e eis que surge aqui um dos seus projetos, um filme com muita fantasia e espirito natalicio apostado num publico comercial muito concreto. Criticamente esta obra conseguiu boas avaliações que elogiaram o espirito natalicio do filme. Criticamente o filme nao tem propriamente um impacto muito significativo mas nas tardes em familia sera um recurso ate ao natal.

Sobre o filme podemos dizer que o filme tem os ingredientes tipicos de um bom filme natalicio, o lado familiar, a tristeza, a alegria, um bom coração e acima de tudo muita cor e muita faltasia, que da ao filme os ingredientes para poder existir uma associação entre o natal e o filme e penso que isso sera o objetivo primordial que o filme se prontifica a fazer.

Tecnicamente e um filme com boas caracteristicas principalmente na construção e definiçao do mundo dos Elfos, o que acaba por dar o input para muito do que e o espirito natalicio. Por tudo isto parece-me que mesmo sendo um filme obvio e sem grandes sublinhados que o diferenciem relativamente a outros filmes de Natal e um filme que reune de forma consistente os ingredientes que estes filmes devem ter.

Por tudo isto um razoavel filme da NAtal, com uma moral bem definida, e acima de tudo muita cor. E um filme que muitas vezes toca sentimentos mais negativos como perda e saudade, mas no final tudo se compoem para o ponto que o filme quer ter de ele proprio, ou seja, um filme familiar com muita fantasia que e o input para o espirito natalicio.

A historia segue uma historia contada a uns jovens orfãos de mãe e que nao acreditam no Natal, em que conta a historia de um jovem na mesma situação que entra na procura do mundo fantastico dos elfos e na resposta para todas as suas inquetações.

Em termos de argumento temos um filme que consegue recolher os efeitos tipicos dos filmes de natal, mas que por outro lado tem alguma dificuldade em ir mais alem. As duas historias são basicas e previsiveis e mesmo as personagens como vilões e herois são algo basicos.

Na realizaçao deste filme de natal temos Gil Kenan um jovem realizador e argumentista que tem tido mais sucesso na segunda arte. Neste filme temos os elementos tipicos do natal como cor e fantasia, podendo faltar alguma assinatura, mas no final o filme cumpre os seus objetivos.

No que diz respeito ao cast, temos algumas figuras conhecidas principalmente no que diz respeito a secundarios, que acabam por dar maior dimensao e impacto ao filme, embora este nao exija propriamente muito aos seus interpretes. Ja o jovem Lawfull tem aqui a sua introduçao, numa personagem que nao exige propriamente muito.


O melhor - O espirito natalicio estã la.

O pior - Nao tem muita capacidade de surpreender


Avaliação - C+



No comments: