Saturday, December 18, 2021

Antlers

 Scott Cooper tem sido um dos jovens realizadores hiperativos nos ultimos anos mas que tem tido algumas dificuldades em nos trazer a sua obra de referência que cimentara a sua posição. Neste ano e depois de uma longa espera com mais de dois anos de pos produçao surgiu este filme, algo estranho na cinematografia do realizador ja que temos um genero que nao tinha ainda exprimentado concretamente o terror. Antlers acabou por ter uma receção mediana que nao conseguiu o brilho que se calhar o realizador esperava e comercialmente, aventurou-se nos cinemas com  resultados tambem eles pouco expressivos.

Sobre o filme podemos dizer que temos um filme de terror algo diferente, concetual numa forma de realizar que demonstra um realizador metodico e algo diferenciado, mas no final o filme em termos de estrategia ou mesmo em termos de historia e mais do mesmo, ou seja um espirito e a forma como a população de uma pequena cidade tenta lutar contra ele.

Se em termos narrativos o filme e limitado e repetitivo salvaguardamos que a forma como as imagens sao captadas ou mesmo a brutalidade de alguns segmentos acabam por dar alguns detalhes interessantes ao filme embora incapazes de o salvar de uma mediania quase mediocridade final de um genero em que nos parece que se torna cada vez mais fundamental novos guiões que introduzam boas imagens o que neste filme acaba por nunca acontecer.

Ou seja mais um filme de terror, que no final acaba por ser igual a tantos outros, com uma forma de realizar onde os espaços e o horror sao os protagonistas, ficando a ideia que Cooper poderá valer bem mais do que este genero, mas este exprimentalismo deveria ser acompanhado por um guião mais trabalhado.

A historia segue dois irmãos numa pequena cidade que acabam por se interessar por um jovem filho de uma familia destruturada que esconde em casa o segredo da sua familia ter sido possuida por um espirito maligno que se alimenta de carne humana..

E obviamente no argumento que residem as maiores limitações do filme em toda a sua duração. A historia, a abordagem, as explicações são mais do mesmo no repetitivo género do terror que cada vez mais demonstra dificuldade em nos dar novas abordagens, mesmo o desenlace final continua a ser repetitivo dentro do que estamos habituados.

Scott Cooper e uma promessa na realização que desde o inicio da sua carreira tem chamado a atenção mas tem tardado em nos dar a obra de referência que todos esperam dele. Esta passagem pelo terror acaba por ser surpreendente para alguem que sempre se associou ao drama, ficando a ideia que a qualidade está la, mas ainda não temos o argumento que potencie as suas qualidades como realizador, esperemos que seja no seguinte.

No cast pouco comercial escolhido, Russell e Plemons dao o lado negro e introspetivo que o filme quer para a sua toada, embora com personagens algo lineares, acaba por dar um expectro menos obvio ao lado comercial do terror. Contudo principalmente Plemons ja o vimos em melhor forma do que da neste filme, embora por culpa do pouco desenvolvimento da sua perosnagem.


O melhor - Alguns apontamentos de realização


O pior - O argumento


Avaliação - C

No comments: