Monday, November 29, 2021

Heart of Champion

 Os filmes sobre desporto despertam sempre uma intensidade emocional particular, embora sejam usualmente filmes que seguem um guião muito definido e por isso seja muito dificil impressionar nos seus formalismos. Este ano surgiu em alguns teatros este pequeno filme, produzido e interpretado por Shannon sobre Remo. O resultado critico do filme foi pessimo, algo que nem sempre é muito comum na carreira do ator. Comercialmente este filme arriscou uma estreia ainda que curta nos cinemas mas o resultado foi a todos os niveis desastroso.

Sobre o filme podemos dizer que temos o tipico filme de adolescentes no desporto, onde a equipa nao funciona, chega o treinador rigido e consegue os unir, ou quase, com muito drama a mistura. O filme segue o guião dos filmes de serie b do genero com muitos tiques de drama adolescente que nunca o fazem crescer para patamares de qualidade. Muitas vezes questionamos o que Shannon um ator intenso faz numa obra tão basica como esta.

Outro dos problemas do filme, e a forma como tenta fugir ao percurso esperado, caminhando pelo drama extremo. Fica a clara sensaçao que uma outra abordagem ou mesmo um outro estilo de realizaçao poderia conduzir o filme para outros resultados, mas nisso o filme nao ter arte para se potenciar para alem de um fraco filme de adolescentes.

Ou seja mais um filme de desporto, na essência, igual a tantos outros que acaba por nos dar um desporto nem sempre utilizado como o Remo, e pouco mais, um drama cheio de desgostos e muitos relacionamentos de telenovela juvenil, para um resultado muito aquém do esperado principalmente tendo em conta o percurso do seu protagonista.

A historia fala de uma equipa de Remo, que funciona mal, com muito individualismo que recebe a chegada de um estranho treinador, com regras bem definidas e apostado em formar mais que tudo uma equipa, mas os conflitos e personalidades acabam por complicar o seu trabalho.

Na base e em grande parte do desenvolvimento, temos mais do mesmo em termos de guião, a tipica historia da equipa que se dá mal, que se vai unindo, os metodos pouco convencionais e algo que ja vimos inumeras vezes e aqui acaba por ser finalizado com um final dramatico para a emoçao facil que nao potencia nada de novo ao filme.

Na realização Mailer e um quase desconhecido com um percurso marcado por filmes menores que tem aqui uma realizaçao que no impacto da competição lhe poderia dar algum palco mas que o filme quase segue sempre o minimo garantido e assim as coisas sao modestas como todo o filme.

A grande interrogação do filme e o que Shannon faz neste filme. Um ator talentoso, intenso em ótima forma acaba por desembarcar num claro filme serie B numa personagem pouco ou nada trabalhada que me parece nada  ir a este tipo de personagem. Nos secundários uma serie de jovens que quer ganhar força mas que ainda não conseguiram imperar.


O melhor - A forma como o remo tem o seu filme


O pior - A naturalidade de uma historia que nunca funciona


Avaliação - C-

No comments: