Sunday, November 21, 2021

Clifford The Big Red Dog

 Numa altura em que nos aproximamos das ferias de natal e comum a aposta em filmes familiares das mais variadas produtoras, algumas com maior capacidade de que outras para chamar a atenção comercial do seu projeto. Este e um dos filmes da Paramount, lançado no cinema mas ao mesmo tempo na nova plataforma da produtora. Criticamente a mediania de um filme familiar acabou por dominar a resposta critica, sendo que comercialmente os resultados ate acabaram por ser melhores do que esperado, já que nos parece nao ser um filme de grande impacto comercial.

Sobre o filme podemos dizer que temos os ingredientes tipicos dos filmes familiartes, ou seja afeto, dificuldade, magia e ligação entre personagens infantis e animais. Ate aqui nada de novo e o filme acaba por perder essencialmente por isso, ou seja, por ser em termos do desenvolvimento narrativo um cliche que deixa no humor e principalmente nos efeitos o peso do filme funcionar ou nao.

O problema e que o humor do filme na essencia nao existe, sendo sempre um filme algo pensado para os mais pequenos que nunca consegue cativar os maiores, e o efeito especial de Clifford esta longe de ser brilhantante, falhando principalmente nas sequencias de interação que nos levam mesmo a duvidar se estamos perante uma produçao de primeira linha.

Ou seja um filme obvio, para ver com os mais pequenos, mas fica a clara ideia que podemos escolher filmes bem melhor, mais trabalhados e principalmente em termos tecnicos muito mais funcionais. Fica a ideia de que e um filme de produtora menor que a Paramount abraçou para um dinheiro facil.

A historia fala de uma jovem inadaptada a cargo de um tio desadaptado que acaba por abraçar um peculiar cão de pelo vermelho que surpreende tudo e todos quando cresce com o amor que lhe dão tornando-se num gigante cão de dificil gestão em face do tamanho. 

Em termos de argumento temos um filme basico, com uma historia ja utilizada dezenas de vezes, com personagens com poucos ou nenhuns atributos que tem como objetivo unico e simplista proporcionar um entertenimento familiar, mas mesmo nisso ja vimos historias bem mais competentes.

Na realizaçao Walt BEcker e um realizador de comedia de filmes que nunca conseguiram imperar na critica e aqui demonstra essas dificuldades principalmente na dificuldade em ser competente com os efeitos que tem ao dispor. Se calhar explica o facto de nunca ter saido deste tipo de cinema.

NO cast temos uma jovem Darby Camp que vai ganhando alguma presença em filmes familiares mas a qual vai ter de transitar para o cinema adulto e tenho duvidas que tera essa tarefa facilitada. Nos restantes secundarios algumas caras conhecidas mas pouco mais.


O melhor - Tem sempre emoçoes positivas

O pior - O efeito especial e quase amador


Avaliação - D+



No comments: