Tuesday, November 23, 2021

Finch

 Num percurso que tem sido algo lento, eis que a Apple + lança o seu filme de natal, outra vez com o apoio de um Tom Hanks que tem estado muito proximo dos lançamentos da operadora. Este Sci fi pos apocalipse foi uma aposta grande do serviço de streaming o qual tem tido alguma dificuldade em se afirmar. Criticamente e principalmente tendo em conta a presença de Tom Hanks a mediania da receção soube a pouco, e talvez ainda não foi comercialmente o filme ancora que a operadora necessitava que fosse.

Sobre o filme podemos dizer que se esperamos um filme de ação a desilusão vai ser tremenda, já que o filme nunca procura esse estilo sendo mais do que alguma coisa um filme sobre relações e vinculação, muito apurado emocionalmente embora possa muitas vezes ser algo basico de mais nos seus procedimentos. E um filme de emoçoes positivas, alguns sorrisos, que são sempre necessários ainda para mais quando temos um excelente robot e um excelente ator a contracenar as duas horas de filme.

Uma das criticas que o filme recebe e claramente o facto de ser demasiado repetitivo, e isso e claro, não se passa muita coisa no filme, para alem do estabelecer de laços numa road trip entre diferentes especies. Isso nunca impede no entanto o filme de nos procedimentos como dialogos e crescimento da relação das personagens o filme ser conseguido, potenciando um bom entertenimento natalicio, num estilo que nao esperavamos.

Finch pode nao ser um poço de originalidade nem o espetaculo de efeitos especiais que esperavamos com Hanks e o seu robot, realizado por o obreiro dos espisodios mais espetaculares de Guerra dos Tronos, mas temos um filme com uma mensagem muito intensa, engraçado, curioso que nos leva aos primordios da magia do cinema que e o entertenimento puro.

A historia fala de um pos apocalipse num planeta terra destruido pelo aquecimento global e com poucos sobreviventes e sem recursos. O filme fala da odisseia de um desses sobreviventes associado a um cão e dois robots que tenta fazer uma viagem até à costa de forma a conseguir encontrar mantimentos.

Em termos de argumento o filme acaba por ser simples nos seus recursos ou nos seus objetivos, mas parece-me claramente que o filme é inteligentissimo no guião e mais que tudo na forma como faz com que a quimica entre as personagens resultem.


Na realizaçao Sapochnik foi um realizador que atingiu o sucesso nos episodios mais marcantes na guerra dos tronos que lhe deu um imput para liderar projetos maiores. O filme e competente sem nunca ser espetacular. Talvez todos pensassemos que iriamos ter um festival de efeitos especiais, mas o filme nunca procura isso. Podera perder a dimensao comercial imediata, mas não me parece uma ma escolha.

No cast temos um Tom Hanks em bom plano, nao sendo uma interpretaçao de topo como ja nos habituou, tem a competencia e a intensidade que sempre entrega aos seus papeis, deixando algum espaço para a excelente prestação vocal de Landry Jones no iconico Jeff.


O melhor - A criação de JEff

O pior - É um filme simples familiar


Avaliação - B

No comments: