Sunday, October 25, 2020

The Trial of Chicago 7

Numa altura em que tudo permanece completamente parado, começa a existir o lançamento de algumas apostas dos filmes de plataformas de streaming, entre as quais a Netflix que arrancou a sua temporada de premios neste novo filme de Aaron Sorkin que neste caso junta-se como realizador e argumentista do mesmo filme. Este e ate ao momento um dos filmes com melhor receçao critica e que se podera perfilar para uma temporada de prémios caso a mesma chegue a existir. Do ponto de vista comercial as coisas acabaram por ser razoaveis tendo em conta a capacidade que a Netflix tem para chegar as pessoas.

Sobre o filme podemos dizer que temos a mestria que habitualmente Sorkin tem nos seus argumentos num filme de julgamento com todas as vicicitudes politicas de um filme historico. Isso acaba por tornar o filme ritmado, interessante e obviamente um dos melhores filmes ate ao momento, quer na diversidade muito bem trabalhada de personagens mas acima de tudo na forma como tudo encaixa num filme politico, versátil que consegue ao mesmo tempo enterter.

Existe pouca gente conseguiga dizer tanto de uma forma tão clara em dialogos como Sorkin, e o filme beneficia em pleno disso, na sua capacidade de ser ao mesmo tempo intenso, ideologico em engraçado, a forma como consegue ser duro à comedia em pouco tempo e isso acaba por ser os melhores vetores do filme.

Assim, sendo e independentemente de tudo o que surja depois temos um dos filmes do momento, um excelente projeto com um cast de primeira linha que num tempo como este acaba por ser uma das referencias do ano. Nao sei se este sera o julgamento da historia mas sera sem duvida um dos julgamentos a ter dos melhores filmes.

A historia fala de um conjunto de ativistas que se junta no mesmo espaço durante uma convençao democratica para protestar a guerra do vietnam, contudo rapidamente tudo descamba em violencia policia que leva a tribunal alguns desses ativistas para o seu julgamento.

Em termos de argumento percebe-se em toda a linha que ali está a mestria de Sorkin e no argumento, na forma simples com que este acaba por fazer rodar as personagens pelos seus lugares especificos, a forma como consegue ao mesmo tempo variar no seu genero por diversos momentos.

Na realizaçao Sorkin não me parece ser assim tão proeminente, principalmente pela forma com quem por vezes exagera na caracterizaçao de alguns dos seus personagens e por o filme nunca conseguir ser verdadeiramente artistico. Parece-me uma realizaçao simples e que talvez a historia merecesse mais.

No que diz respeito ao cast temos um elenco de eleiçao. O maior destaque vai para Redmeyn Cohen e principalmente Rylance, demonstram a boa forma que o filme consegue dar aos seus interpretes embora me pareça que o filme vale muito mais pela forma como as interpretaçoes se completam entre si do que propriamente por qualquer outra caracteristica.


O melhor  - O argumento e o cast.


O pior - Fica a ideia que a realizaçao poderia ser mais artistica


Avaliação  -B+



9 comments:

. said...

halloo boys, acess https://paidesantopicareta.blogspot.com/

. said...

halloo boys, acess https://paidesantopicareta2018.blogspot.com/2017/12/pai-de-santo-picareta-2018.html

https://paidesantopicareta.blogspot.com/ said...

Haloo, acess https://paidesantopicareta.blogspot.com/

https://paidesantopicareta.blogspot.com/2015/06/pai-santo-picareta.html said...

Haloo,acess https://paidesantopicareta.blogspot.com/2015/06/pai-santo-picareta.html

https://paidesantopicareta.blogspot.com/2017/01/sites-de-pai-de-santo-picareta.html said...

Hallo, acess https://paidesantopicareta.blogspot.com/2017/01/sites-de-pai-de-santo-picareta.html

https://paidesantopicareta2018.blogspot.com/2017/12/pai-de-santo-picareta-2018.html said...

Acess https://paidesantopicareta2018.blogspot.com/2017/12/pai-de-santo-picareta-2018.html

https://amarracaoamorosa2000.blogspot.com/2011/08/pai-santo-picareta-lista-atualizada-dos.html said...

Acess https://amarracaoamorosa2000.blogspot.com/2011/08/pai-santo-picareta-lista-atualizada-dos.html

https://paisdesantopicaretass.blogspot.com said...

Acess https://paisdesantopicaretass.blogspot.com

Tom said...

Oxi