Wednesday, October 07, 2020

The Glorias

 Após um verão que foi um total inverno ideologico para o cinema, eis que o digital começa a lançar algumas das suas apostas para o final deste ano. Um desses filmes e esta especie de biopic de Gloria Steinman, interpretado por duas atrizes vençadoras de oscar. Este filme com uma das realizadores com mais causas de hollywood nao foi propriamente muito bem recebido pela critica e comercialmente tambem nao parece estar a conquistar as pessoas em casa para o seu aluguer.

Sobre o filme podemos dizer que temos mais que um biopic de uma personagem acaba por ser um biopic de ideologia. E um daqueles filmes de conviçao forte mas que em termos de intriga tem muitas dificuldades em se assumir como interessante, principalmente porque o filme tem dificuldade em potenciar os conflitos entre personagens para que o contexto consiga imperar.

Outra das grandes dificuldades, do filme e a sua elevada duraçao, o que acompanhado por uma intriga pouco intensa faz com que o filme seja algo lenta e mais que tudo um filme parado. Em determinados momentos o filme tenta ser vanguardista e alguma rebeldia mas encaixa mal no estilo do filme tem e faz a ideia que e um filme que se perde nesse tipo de virtuosismo em deterimento de uma intrita mais simplista mas mais forte.

Por tudo isto um filme com uma boa realizadora. com um cast de primeira linha e com um bipic de alguem importante deveria dar espaço para um filme melhor e mais claro naquilo que quer transmitir. Fica a ideia que o filme nunca se encontra particularmente dentro daquilo que quer ser.

A historia fala dos diversos momomentos de Gloria, desde o seu passado ao seu sublinhando como feminista e todo os seus trabalhos e reprecurssoes como ativista.

E no argumento que o filme tem mais dificuldades, pois a intriga e as personagens de contexto nunca permitem que o filme ganhe intensidade e ritmo e isso acaba por fazer perigar aquilo que o filme quer transmitir.

Taymor e uma realizador com um passado forte, proximo da critica, que tem aqui um filme algo rebelde mas cujas escolhas nem sempre favorecem a mensagem. Por vezes alguma excentricidade fora de sitio acabam por transformar este filme num resultado estranho e que nada favorece o curriculo de alguem tao experiente.

O cast tinha tudo para resultar, nao estando Moore e VIkander na sua melhor forma as mesmas tinham a intensidade e os atributos perfeitos para uma personagem como esta mas acabam por ser traido por um argumento que nao potencia o segmento de nenhuma delas.


O melhor - O tema


O pior - O filme confundir-se a si proprio


Avaliação - D+



No comments: