Sunday, October 25, 2020

Rebecca

 AInda neste Outubro de warmup eis que surge mais um filme NEtflix desta vez um remake de um filme conceituado de 1940 com um elenco de primeira linha que contudo esteve longe de convencer a critica com avaliaçoes essencialmente medianas, e mais que isso não parece ter reunido grande impacto do ponto de vista comercial, quando comparado com outros filmes do mesmo genero.

Sobre o filme podemos dizer que acima de tudo temos um filme algo confuso. Podemos pensar que determinadas linhas narrativas ate podem funcionar em termos de relações mas que o filme nunca consegue potenciar desde o seu inicio na forma como a relaçao central e introduzida, mas tambem com exceçao da integraçao da governanta fica sempre a ideia que o filme não é propriamente feliz na forma como vai introduzindo os seus elementos.

E isso faz que quando se começa a desenvolver a sua intriga ou o filme começa a descobrir alguns dos seus guiões o filme não ganha intensidade sublinhando sucessivamente os seus maneirismos de uma forma demasiado complexa para funcionar. Fica a ideia que essa falta de objetividade em demasiados momentos e muito frustrante para aquilo que o filme quer na verdade ser.

Ou seja um remake que nos parece ser criado com o objetivo apenas de ser mais um filme netflix. Nao nos parece nunca ser uma grande aposta ou daqueles filmes com objetivos muitos concretos de ir mais longe. FIca a ideia que para este tipo de aposta e tendo em conta alguns dos atores que a netlflix consegue chamar para os seus projetos os filmes deveriam pelo menos ter algo de mais novo.

A historia fala de uma compenheira de uma aristocrata que acaba por conhecer um conceituado viuvo por quem se apaixona, acabando por se casar com o mesmo, e ir residir para uma mansão com a historia da sua anterior paixao e acima de tudo uma govenanta muito associada ao seu passado.

Em termos de argumento nem me parece particularmente que a historia embora ja tenha resultado em diversos filmes seja brilhante. Parece algo simplista a resolução de uma equação por vezes complexa. Neste filme parece ainda que nao existe grande aproveitamente ou construçao das personagens principalmente os principais.

Na realizaçao Ben Wheatley e um realizador que ja tem alguns filmes ainda que pouco ou nada competentes, que mais uma vez me parece que tem um trabalho embora com algum aprumo estetico longe de ser brilhante. Para um realizador com alguns projetos fortes na baila parece que tera de demonstrar bem mais do que fez neste filme.

No cast temos um Harmer e James que encaixam nos papeis mas que sofrem o facto das personagens nao serem propriamente as maiores em termos de desenvolvimento. Scott Thomas ainda tem os melhores momentos, e por sua vez acaba por Rilley outro dos atores que nao aproveita tudo que o filme lhe poderia dar.


O melhor - O Monaco antigo


O pior - Nao perceber como um remake pode ter tão pouco sabor


Avaliação - C-



No comments: