Friday, October 02, 2020

Antebellum

 Numa altura em que o cinema paralisou por completo alguma das apostas que iriam tentar a sua sorte num mercado mais aberto acabaram por ser lançados num primeiro momento em mercados menores, concretamente o europeu. Alguma da expetativa estava em torno deste thriller racial que acabou por posteriormente ser lançado com uma receção critica pouco interessante. Do ponto de vista comercial esta receção talvez condicione em muito aquilo que seja o resultado final que o filme ira ter quando estrear noutros mercados.

Sobre o filme podemos dizer que em termos estruturais e de ideia o filme tinha tudo para funcionar, mesmo a montagem escolhida que acaba por ser um distrator do espetador funciona bem para o impacto que o filme quer ter, ficando a ideia que uma base interessante original e que tinha tudo para funcionar em grande escola.

O problema do filme e o recheio das suas partes, aqui o filme com o objetivo de se esconder acaba por se esvaziar em conteúdos até o seu epílogo onde depois de revelar-se consegue ter a intensidade e usufruir da surpresa da historia para a revelação total, mas fica a ideia que o recheio do filme poderia e deveria ser mais funcional o que tornaria o impacto da sua base muito mais forte.

Este não sendo um excelente filme, ou tendo mesmo muitas dificuldades a espaços e um filme original e com uma boa ideia. Daqueles filmes que a surpresa do seu conteúdo acaba por nos surpreender e todos sabemos que nos ultimos tempos nem sempre tem sido fácil sair com esta sensação no filme.

A historia fala de uma escrava, residente numa fazenda onde os escravos de cor negra nao podem falar e a sua tentativa de tentar fugir daquele espaço. Esta historia e intercalada com a de uma ativista pelos direitos raciais e a sua busca em fazer chegar a palavra, até que tudo se une.

O argumento e interessante na sua base narrativa e ideia original de base, que falha no seu recheio nas suas personagens, nos seus dialogos e nas suas historias o filme acaba por ser algo vazio e torna tudo uma pena porque a ideia tinha potencial para ficar registada de forma mais vincada.

Na realização deste filme temos a dupla Bush e Renz uma dupla oriunda da produçao musical com uma ideia original, com uma realizaçao interessante mas que ainda tem de aprimorar na historia. Este inicio pelo menos na ambiçao da ideia e de registar mas so que o seguirá poderá determinar a qualidade da dupla.

No cast tudo se reune em torno de Monae que me parece como atriz ainda algo verde, sem grandes recursos para alem de um sublinhado nas questões raciais que tanto defende. Nos secundários Malone e Houston são dois vilões com alguns recursos, mas o filme centra-se acima de tudo na sua própria ideia.


O melhor - A ideia de base


O pior - Nao ser preenchida com melhores personagens e contexto


Avaliação - C+



No comments: