Friday, September 11, 2020

The Personal History of David Copperfield

 As adaptaçoes literarias de classicos normalmente chamam alguma atenção mas nos ultimos tempos pelo facto de já terem existido diversas tentativas de reproduzir as mesmas historias acabaram por cair em algum desuso. Dai que esta abordagem de Ianucci ao classico de Charles Dickens acabou por não ser popriamente um sucesso comercial, mesmo tendo em conta que acabou por ser um filme com boas avaliações.

O filme e uma abordagem original que consegue manter o estilo simplista e mesmo divertido que a historia tem ao seu dispor, apesar de nos parecer sempre que as imagens dificilmente conseguem traduzir uma historia tão peculiar como esta o que faz o filme em muitos momentos ser mais estranho do que propriamente funcional.

Assim, parece-me que se trata de um filme com alguns recursos baseado numa boa realizaçao e numa boa escolha de cast mas que divaga, sendo que esta caracteristica usualmente funciona bem melhor na literatura do que propriamente no cinema, ficando a ideia que isso acaba por tirar alguma força ou impacto numa historia que ainda tem o problema de nao ser a primeira adaptaçao ao cinema da obra.

Fica a ideia que o filme funciona, que consegue trazer o impacto tipico da historia mas que nao tem recursos para se fazer vincar numa excelencia que o faça ser marcante. Este e o risco da maior parte dos filmes sobre historias maiores que eles proprios e isso acaba por condenar a alguma indiferença obras como esta.

O filme fala das peripecias e aventuras de David Copperfield quer na sua vida quer nas historias que vai criando e na forma como as mesmas se vão unindo sempre com o lado simbolico dos personagens associados.

Em termos de argumento e um filme fiel ao livro original, com o mesmo estilo que torna os dialogos vincados e em utilização simples da sua historia. Nao e propriamente um filme de impacto no seu desenovlvimento e parece que nem sempre as grandes historias dao grandes filmes.

Ianucci e um realizador que nos ultimos anos ganhou algum conceito muito por culpa de um estilo comico de abordagem nos seus filmes que reune um humor e abordagem estetica tradicional que tem funcionado. Se calhar a sua originalidade funciona melhor em argumentos mais originais mas o filme e bem realizado.

No cast temos um Patel em boa forma a arriscar em papeis pouco obvios que lhe tem dado alguma dimensao no cinema atual Nos secundarios um grupo de bons atores sustentam a historia e principalmente a interpretaçao central


O melhor - O registo comico peculiar do filme.


O pior - Uma grande obra literaria terá sempre dificuldade em ser um filme de topo


Avaliação - C+



No comments: