Monday, September 28, 2020

Enola Holmes

 Numa altura em que e a Netflix a principal fornecedora do cinema atual, com a periodicidade de quase um filme por semana começam a surgir alguns dos seus maiores projetos para o final deste ano. Um desses projetos e este Spin Off de Sherlock Holmes sobre a batuta de uma alegada irmã mais nova. Criticamente esta abordagem ate conseguiu algum respeito com avaliaçoes bem conseguidas da critica especializada e tambem comercialmente tem tudo para rapidamente se tornar num dos produtos mais rentaveis da aplicaçao.

SObre o filme podemos dizer que tem uma premissa interessante, bem trabalhada, original, com um formato que usualmente permite alguma criatividade nos constantes dialogos entre a personagem central e o espetador, que acaba por ser o confidente maior dos pensamentos e raciocinios da personagem. Ate este ponto o filme acaba por ser um objeto interessante de entertenimento.

Mas depois tem os seus problemas principalmente na intriga central e na historia de base. NUm filme de detetives o suspense ou a surpresa sao essenciais para qualquer tipo de resultado e aqui parece tudo denunciado, ou tão solto que a intriga em si nunca na realidade consegue pegar minimamente na expetativa do espetador, tornando o filme algo cinzento.

Em resultado final um razoavel filme de entertenimento que nos parece que consegue lançar melhor bases do que propriamente concretizar o seu resultado. Mesmo assim uma produçao razoavel num registo que pela abertura e principalmente por algum conceito da personagem pode facilmente resultar em sequelas.

SObre o filme a historia acaba por ser uma reinvençao ainda que ligeira de Sherlock Holmes ja que apenas a persoangem serve de contexto para a sua familia e mais concretamente para a sua alegada irma e numa missao de procurar a mae desaparecida e mais que tudo encontrar a sua propria identidade.

Em termos de argumento o filme tem boas bases, bem introduzido uma boa ideia mas na concretizao tem algumas dificuldades primeiro porque o humor que ficaria bem neste registo nem sempre aparece. Mas mais que tudo a intriga acaba por ser demasiado obvia.

Na realizaçao deste projeto HArry BRadbeer tem a estreia mais mediatica na longa metragem depois de muito sucesso em series. O filme tem uma boa realizaçao e um bom conceito que nos deixa alguma certeza quanto ao futuro do realizador assim o queira.

No cast Millie Bobby Brown funciona como protagonista do filme demonstrando que esta a conseguir sustentar bem a passagem para uma idade mais adulta. Tem recursos tem carisma e o filme funciona. No naipe de secundarios escolhas obvias para personagens algo lineares.


O melhor - O formato e alguma rebeldia na abordagem do filme.


O pior - Teria de ter mais valor comico e mais suspense


Avaliação - C+



No comments: