Sunday, September 20, 2020

Waiting for Barbarians

 Lançado em 2019 com pouco ou nenhum mediatismo o que acaba por ser surpreendente tendo em conta o rico cast do filme em plena pandemia este filme foi lançado para aluguer sem grandes resultados comerciais. Tambem em termos criticos a mediania das avaliações acabaram por nao ser particularmente intertessantes o que tambem nao ajudou o filme a ganhar outro tipo de dimensao.

Este e um filme simples sobre guerra sobre os lados e a brutalidade de guerra. O filme tem como seu maior atributo a violencia e isso da alguma forma e intensidade a um filme que podera perder por algum excesso ou abuso neste tipo de violencia mas funciona na mensagem que quer dar.

Nao e propriamente uma produçao grande, ate fica a ideia que por vezes o filme na sua captação de imagem ou mesmo na sua dimensão e algo curto para um cast tao intenso. Mas isso nao retira ao filme o seu lado forte e estetico na violencia que conduz a que no filme os objetivos sejam cumpridos.

Um filme de pequena produçao com qualidade e mais que tudo com a força do que quer transmitir. Nao e uma obra prima nem sequer de referencia mas fica a ideia que os bons atores por vezes consegue conduzir projetos claramente menores a patamares mais elevados.

A historia fala de uma fronteira que acaba por ser dominada por tropas governamentais apostadas em defenderem de um povo vizinho visto como barbaro. TUdo torna-se mais complicado na organizaçao daquele espaço quando começa um massacre a um povo como forma de prevençao.

Nao e propriamente um argumento muito trabalhado, ja que aposta essencialmente na agressividade das sequencias de violència. Em termos de historia temos uma base igual a muitas outras e as personagens tirando a principal sao algo simples e posicionais na sua dimensão.

Na realizaçao deste filme temos Ciro Guerra um realizador colombiano que ja teve alguns projetos locais bem recebidos e que aqui teve o seu filme maior o qual foi apresentado no festival de veneza embora com pouco alarido. E um filme com produçao baixa e isso denota-se

No cast Rylance tem uma interpretaçao intensa, expressiva demonstrando os seus atributos que fazem dele um ator competente. Depp da a extravagancia que o filme quer na sua personagem e Pattinson junta ao seu recente curriculo mais um filme aceitavel.


O melhor - A forma como a violência do filme consegue ter o proprio significado


O pior - EM personagens e dialogos e algo curto


Avaliação - C+



No comments: