Sunday, March 19, 2017

Office Christmas Party

Cada vez é mais comum algumas produtoras aproveitarem partes do ano para fazerem filmes tematicos, um dos periodos mais aproveitados de variadissimas formas é o Natal. Este ano sob a forma de festa de uma empresa surgiu esta comedia, com muitos habitues do genero de forma a conseguir amealhar alguns dolares comercialmente. Criticamente assim como a maioria dos filmes semelhantes os resultados não existiram. Ja comercialmente e principalmente porque se trata de festas cada vez mais comuns os resultados foram interessantes sem nunca serem entusiasmantes.
Sobre o filme, cada vez mais a comedia apenas aposta ou em piadas, ou trocadilhos sexuais ou aposta totalmente no exagero de situações normalmente em festas. Aqui temos este segundo ponto e em termos comicos podemos dizer que a formula do filme ou raramente resulta, ou na maioria das vezes se torna repetitivo apostando apenas no exagero e no extremar de situações. Porque em tudo o resto o filme não existe sequer em personagens em narrativa e em dialogos.
Alias ao longo do filme nós esquecemo-nos de onde o filme vem e onde quer chegar em termos de intriga, principalmente porque essa é totalmente colocada de lado ou para apostar em sequencias de exagero por si so em festas, por sequencias comicas isoladas que na maior parte das vezes até acaba por nem funcionar ou pior que isso aposta em lados amorosos que nunca são realmente aposta na formula do filme.
Por tudo isto mais uma comedia de baixa qualidade igual a muitas que no final do ano passado foram apostas por diversas produtoras com o objetivo de ganhar algum dinheiro na epoca de natal. Penso que cada vez mais e importante alguma criatividade e inovação no cinema comico porque a formula ou está repetitiva ou está mesmo pouco funcional.
A historia fala de um proprietario de uma empresa e dos seus aliados que na tentativa de resolver o problema em que a mesma esta implementada fazem uma festa de natal com o objetivo de contratar um famoso funcionário que poderá dar a volta à situação.
Em termos de argumento a historia e totalmente vazia sobre todos os vetores de analise, principalmente a intriga básica e completamente posta de lado ao longo do filme, em termos de dialogos, ou absurdos ou inexistentes. Em termos comicos o filme também está longe de ser de primeiro plano.
Na realização um habitue de filmes comicos e alguem que gosta de potenciar o aspeto gráfico dos mesmos. A dupla de realizadores tem usualmente uma formula muito propria de funcionar colocando a camera ao serviço da piada, contudo aqui normalmente não funciona.
No cast podemos dizer que pouco ou nenhum risco, Bateman, Aniston, Park e Mckinnon em personagens tipicas que nada trazem ao filme, principalmente por serem pouco desenvolvida.

O melhor – A forma como leva a tradição natalicia para algo mais atual

O pior – A dificuldade do filme em ser engraçado


Avaliação - D

No comments: