Saturday, March 11, 2017

Kong: Skull Island

A saga dos monstros tem sido um dos projetos mais ambiciosos e ao mesmo tempo dispendiosos que hollywood tem entre as mãos. Depois do sucesso comercial e critico de Godzilla surge aqui o segundo filme que nos fala de King Kong e a sua origem. O resultado critico do filme foi positivo com avaliações positivas e comercialmente as coisas mesmo sem serem extraordinarias parecem ir no bom caminho.
Sobre o filme confesso que a ideia de reboot atrás de reboot demonstra bem a falta de ideias que hollywood neste momento vive e nem o facto de trazer argumentistas de renome como Dan Gilroy para ideias já existentes me convencem sobre esta forma de fazer cinema. Sobre esta ideia penso que a mesma e mais comercial do que ideologica e que tem como objetivo maximo pautar a capacidade do realismo dos efeitos especiais atuais mais do que em termos narrativos trazer algo de novo ao já existente. Nesse ponto o filme segue este ponto sendo tecnicamente irrepreensivel, conseguinto intensidade das sequencias mais marcantes com um estilo de realização que segue a assinatura que Godzilla já tinha tido.
Em termos de argumento pouco risco, e alguma capacidade do filme em detalhes cumprir todas as necessidades de um blocbuster funcional, com intensidade nos climax, filme com ideias simples e algum humor, onde sabe perfeitamente quais as personagens mais proximas do publico trabalhando-as do ponto de vista do humor, e com uma boa gestão de tempo.
Por tudo isto e facil considerar este filme um bom projeto em termos comerciais já que consegue ter os elementos todos que fazem um filme agradavel de se ver. Mesmo que estes valores sejam mais significativos do ponto de vista tecnico do que narrativo, penso que existem franchising em pior estado, sendo que esta saga dos monstros tem conseguido com realizadores novos conseguir convencer comercialmente e criticamente.
A historia fala da origem do rei King Kong, um grupo que tenta descobrir umas ilhas não identificadas na terra percebe que a mesma é vivida por estranhos seres liderados por um gorila enorme, que mais que causar perigo tenta defender o seu territorio.
Em termos narrativos de base o filme tem uma historia simples e limita-se a seguir nos parametros base aquilo que o filme já era. Consegue dar alguma força do ponto de vista de entertenimento com personagens simples e momentos comicos que potenciam melhor as sequencias de acção, mesmo nunca sendo prodigo em originalidade.
A realização de um filme como este é sempre complicado porque obriga a auxiliar efeitos especiais com tentativa de assinatura propria e o filme consegue isso, sendo Jordan Vogt-Roberts uma das grandes surpresas do filme, consegue imagens de primeira linha e um realismo interessante em sequencias de uma dificuldade muito elevada.
Nao e um filme que exija grande coisa dos seus seus protagonsitas e acaba por não ter grandes momentos de interpretação. Penso mesmo que as personagens centrais do filme são demasiado vazias, dando mais força as secundarias principalmente Johnny C Reilley que tem o papel de maior destaque no filme.

O melhor – O nivel tecnico do filme.

O pior – Os protagonistas pouco carismaticos


Avaliação - B-

No comments: