Sunday, March 05, 2017

50 Shades Darker

Depois do sucesso do livro e principalmente depois do sucesso do primeiro filme, não existia forma desta sequela não se tornar facilmente num dos primeiros hits do ano 2017, mesmo após o primeiro filme ter ganho os razzie awards. Este segundo filme as coisas não melhoraram em termos criticos outra vez com avaliação muito negativas, e comercialmente com resultados interessantes mas mesmo assim longe do extraordinario sucesso que foi o primeiro filme.
Sobre a historia, convem sublinhar que desde o meu primeiro contacto com esta historia ainda em versão papel, percebi que se tratava de um vazio de ideias consumistas, moratoriamente discutivel e sem qualquer percepção do que é uma narrativa e personagens. Visto dois filmes o obvio aconteceu um pessimo livro tinha de resultar num filme com o mesmo valor. 
E inacreditavelmente pessimo o que vimos neste filme com quase duas horas de duração, as intrigas, os conflitos o suspense são presos a dois ou tres focos narrativas que desaparecem ou são resolvidos de uma forma que um adolescente com ideias conseguiria fazer de uma forma bem mais coerente. MAs o problema e que estes dois apontamentos acabam por ser totalmente abandonados para dar primazia a uma relação completamente apatica que apenas existe para servir as sequencias de sexo soft.
Ou seja um dos piores exercicios cinematograficos que tenho memoria, muito por culpa de um dos argumentos mais mal construidos quer na base quer na execução que me lembro. Claro que o livro tem culpa mas isto a determinada altura faz o espetador pensar que o objetivo do filme e ser fraco e ai cumpriu sem duvida alguma os seus intentos.
O filme segue onde o primeiro filme acabou, ou seja apos perceberem que com as suas filosofias de vida Ana e Grey não combinam o segundo tenta mudar para fazer tudo funcionar, mas o seu passado começa a ter aparições fugazes.
O argumento e completamente vazia, futil e consumista, sem qualquer imperativo moral, e na forma como acaba por se tornar ou resolver as suas tramas é absurdamente amador, a sequencia do helicopetro e uma das mais absurdas da historia do cinema.
James Foley não estava em forma no cinema pelo que se tinha dedicado nos ultimos anos a uma boa colaborãção em series como por exemplo house of cards. Aqui tenta o regresso num filme que nunca poderia resultar e que acaba por dar a machadada final na sua presença na setima arte, com excepçao do termino da triologia.
No cast, até acho que Johnsson cumpre o necessario para a sua personagem, pela simplicidade e por também a personagem não lhe requerer muito. Dorman tinha em si um peso maior por ser um filme cujo alvo é o publico feminino e falha, nunca transmite carisma e autoridade e isso era essencial.

O melhor - Já so falta um

O pior - Um argumento que parece escrito por um menor de cinco anos de idade.

Avaliação - F


No comments: