Monday, March 27, 2017

Bitter Harvest

A revolução russa e principalmente a epoca liderada por Staline na URSS nem sempre teve a atenção merecida em termos de grandes filmes, quer pelo lado russo normalmente ser algo pouco interessante para o publico americano mas principalmente pelo facto de normalmente o conhecimento concreto dos factos nem sempre ser o maior. Neste inicio de ano este pequeno filme tentou detalhar este ponto, sem grande sucesso já que criticamente o filme foi uma desilusão com avaliações essencialmente negativas. Comercialmente para um filme que teve um custo de produção de vinte milhoes de dolares os resultados também foram curtos.
Sobre o filme eu acho o epico bem feito um dos generos mais completos do cinema mas também aquele que mais sofre quando as coisas não são feitas com qualidade nos diferentes aspetos. Pois bem este e um esteriotipo do epico mal feito em todas as virtudes, principalmente no entorno narrativo do filme que apenas trata do lado sovietico porque em termos narrativos temos a tipica historia de salvação do heroi e de amor em tempo de guerra serie B.
Mas o problema do filme não é apenas narrativa num filme que é um portao escancarado para uma dinâmica emocional forte, o grande problema do filme acaba por ser aquilo que o mesmo nunca consegue transmitir em termos emotivos nas sequencias que deveriam ser o climax, o filme perde-se em frases feitas, em retornos temporais basicoes nunca conseguindo ganhar com simplicidade o lado intenso do filme nem nunca tentar ser acima de tudo um filme que se torna diferente em qualquer um dos pontos.
Isto leva a maxima de que para tratar de um momento historico em filme deve-se trabalhar tudo o resto que a mesma historia em contextos historicos diferentes não deixa de ser a mesma historia e um filme basico será sempre um filme basico em qualquer um dos pontos de observação. Gastar vinte milhoes de euro numa produçao como esta é algo incompreensivel nos nossos dias.
A historia fala de um casal, que de forma a resistir a independencia da ucrania da união sovietica tem de se separar em tempos de guerra numa autentica luta pela sobrevivencia em planos distintos.
E no argumento que residem os maiores problemas do filme, principalmente na incapacidade de conseguir algo de diferente, e um cliche do tamanho do mundo todas as opções narrativas do filme que nunca consegue ter qualquer tipo de sublinhado diferenciador.
Na realização o trabalho do alemão Mendeluk é simplista pouco ou nenhum risco nas sequencias de maior impacto valendo pela dimensão mais artistica dos momentos de neve. Mesmo assim ta´mbém não e neste ponto que o filme sobe de nivel.
Por fim no cast, Irons e ainda um aspirante a ator sem força para liderar um epico, ao seu lado Barks nunca comprobou aquilo que muitos pensavam que se poderia tornar depois de Les Miserables e nos secundarios muito pouco a registar.

O melhor – Alguns planos na neve russa

O pior – Um epico que nunca consegue ser


Avaliação - D

No comments: