Sunday, March 26, 2017

Beauty and the Beast

Desde o momento em que foi anunciado este projeto que se percebeu que o mesmo se tornaria num dos maiores sucessos da disney, principalmente nesta sua nova fase de transformar os seus filmes mais conhecidos de animação em live action com a tecnologia de ponta atual. Este Bela e o Monstro foi desde logo um sucesso total nos trailers mas depois de lançado também em cinemas dando um pontape de partida estrondoso para a temporada dos blockbusters. Em termos criticos as coisas não foram tão unanimes com alguns a valorizar a capacidade tecnica do filme mas muitas outras vozes criticando a falta de magia do filme.
Sobre o filme eu considero a Bela e o Monstro um dos melhores filmes de animação da disney pelo que sempre pensei que poderia ter a tarefa facilitada nesta transposição já que em termos de argumento em si não deveria fazer grandes alterações. O filme acaba por seguir em linhas gerais o que já estava feito, tirando-lhe algum humor, o que me parece ser uma escolha estranha principalmente quando os blockbusters cada vez mais tem de ser descontraidos para funcionar, acabando por tornar o filme mais num musical, como já o primeiro tinha sido do que propriamente numa uma filme normal.
Mas e tecnicamente que o filme conquista em longa escala é impressionante a forma como a Disney consegue trazer a vida todos aqueles objetos que durante anos fizeram parte do nosso imaginario com um realismo e um espetaculo visual impressionante. O filme mais do que uma formula narrativa chama a si o nivel tecnico preparado tambem nas cenas e na forma como as mesmas facilmente estabelecem um paralelo com o que já tinhamos visto em banda desenhada.
Do lado negativo o cast do tridente principal que abaixo iremos detalhar, penso que num filme facil de funcionar nem sempre as escolhas foram as mais fortes para sustentar um filme de fama imediata, demonstrando que a disney sabe fazer dinheiro embora e estranho ir ver um filme e saber de toda a maneira o que vai acontecer de cima a baixo e nem a homossexualidade retratada acaba por alterar este sentimento
A historia e a conhecida da bela e o monstro, um jovem acaba por ficar aprosionada no castelo de um terrivel monstro de forma a libertar o seu pai, e percebe que tudo naquele castelo tem vida, fruto de um terrivel feitiço que tornou muitas das pessoas naquilo que não são.
Em termos de argumento nada de novo no filme, um ou outro apontamento na abordagem de uma ou outra cena sendo o restante o que já tinhamos visto anteriormente. Tem o marco do primeiro personagem homossexual que vale mais pelo dado historico do que pelo relevo do mesmo para a historia.
Billy Condom estaa um pouco na mo de baixo depois de ter ido completar a sequelas de Twilight, aqui tem um bom espetaculo visual no terreno onde sempre se movimentou melhor, ou seja o musical, temos luz e tecnica num regresso a um bom nivel de um realizador que estava algo desaparecido.
No cast as minhas duvidas nas escolhas, Watson embora por todos dito como a escolha natural, parece-me sempre repetitiva no naipe de expressões, acabando por ser sempre igual nas suas composições, não ainda demonstrando ser uma actriz de idade adulta. Evans e Stevens são ainda pequenos para um filme desta dimensão, principalmente o segundo, que na minha opinião sofre bastante quando lhe cai a mascara. O melhor a composiçao vocar de Ewan Mcgregor e Emma Thompson dando vida intensa a personagens que não meros objetos

O melhor – A valência tecnica de todo o filme.

O pior – O cast do tridente principal


Avaliação - C+

No comments: