Monday, April 22, 2013

Love and Honor


Perceber como um filme no qual é protagonista Liam Hemsworth não tem privilégios de lançamente wide, é algo estranho, já que após Hunger Games o actor ganhou particular destaque não só em redes sociais mas acima de tudo entre o publico adolescente feminino, contudo quando a produção é pequena quase nada se pode fazer. Quanto aos resultados do filme quase insignificantes não só em termos comerciais mas acima de tudo também em termos críticos.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme mais do qualquer coisa suave que aborda ao mesmo tempo três pontos históricos similares, como os hippies, á guerra do Vietname e o homem na lua, podemos dizer que a combinação de factores funciona melhor nos primeiros dois do que no terceiro, mas devemos salientar que o filme consegue mesmo assim demasiado verde e inocente como de uma telenovela para adolescentes simplesmente se tratasse.
O problema do filme é que nunca deixa de ser um filme fácil num contexto difícil, ou seja tudo o resto parece extremamente despropositado quando o filme se debruça exclusivamente em amor e na realização do mesmo, perdendo realismo em quase todas as vertentes o que poderia ser importante em tornar o filme mais maduro e consistente, mas parece que esse nunca é um principio assumido fortemente pelo próprio filme.
Mesmo assim pensamos que para os objectivos que se propõem de efectuar um filme simples com alguma dose de emoção baseado em sentimentos puros dos seus personagens o filme cumpre com alguma eficácia os seus objectivos, nunca será um filme para a memoria mas podemos dizer que é um filme que nos permite ficar a observar o filme sem pressa do seu fim.
A historia fala de dois soldados a cumprir missão no vietnam que nos dez dias de folga decidem regressar aos EUA para um deles rever o seu grande amor, contudo muita coisa mudou não só nela mas no contexto onde ficam inseridos num total anti guerra, que de alguma forma acaba por ir contra aquilo que eles próprios defendem.
O argumento é simples nunca se complicando a si próprio quer em termos narrativos, quer em diálogos mesmo na crianças de personagens quase sempre estereotipadas, mas e na facilidade e simplicidade de movimentos que o filme tem também as suas virtudes, ainda que em dose moderada.
A realização é novelesca, simples tentando preveligiar as sequencias a dois e pouco mais, grande parte do filme esses são os momentos escolhidos, pensamos que falta algum ponto de autor, mas num filme pequeno e com poucas ambições isso poderá ser natural.
Quanto ao cast dois pontos distintos, se relativamente ao mais novo de Hemsworth pensamos que as limitações são mais que muitas e não oferece realismos nem qualidade em qualquer filme, contudo o seu valor teen comercial permite que os filmes ganhem dimensão que ele enquanto actor ainda não conseguiu directamente oferecer, já Palmer parece algo mais uma actriz que neste filme não tem espaço para grandes voos mas parece estar dentro de si, alguma maior multifaceta que poderá funcionar bem num cinema mais forte.

O melhor – A simplicidade de movimentos…

O pior – Demasiado estereotipado na simplicidade de afectos complexos.

Avaliação – C+

No comments: