Thursday, April 25, 2013

Evid Dead

Trinta e dois anos depois do grande sucesso de terror de Sam Raimi, entretanto dedicado a outras andanças, aqui surge uma especie de homenagem, mais actual, um pouco diferente mas apostada em revitalizar o conceito. Pois bem sem grandes figuras de destaque para alem do nome o filme foi lançado com grande impunencia e sobre a chancela produtiva do realizador original. Os resultados do filme ate ao momento podemos considerar criticamente positivos pois conseguiu escapar ao total deserto que normalmente invade os filmes de terror, já comercialmente as coisas correram um pouco aquem das melhores expectativas mesmo assim com algum reconhecimento comercial principalmente se tivermos em atenção ser um filme sem figuras de proa.
Sobre o filme podemos dizer que mantem a tradição do primeiro filme, na falta de subtileza na dureza e crueldade das imagens que consigo trás, nesse particular o filme funciona bem, pois consegue impressionar e ir ao limite do poder das imagens para impressionar mais do que aterrorizar o espectador, num escesso de sangue, num massacre completo, mas que por outro lado acaba por ser um dos pontos mais conceituados do modelo de filme.
Pese embora este facto e um pouquinho como ja tinha sido em 1981 a historia é base quase so oferece um contexto para a carnificina, apresentando ao de leve as personagens que seram apenas joguetes no objectivo do filme, e isto no cinema actual e redutor, nem que seja porque os efeitos especiais ja nao conseguem impressionar por si so tendo em conta a evolução entretanto criada.
OU seja estamos perante um filme de terror igual a tantos outros com a vantagem de ir mais alem na crueldade dureza e manifestação propria das suas intenções mesmo assim parece-nos que uma homenagem ao filme se por um lado tinha de ter todas estas componentes poderia quem sabe ser ligeiramente mais evoluido noutras.
O filme fala de um conjunto de amigos que se reune numa cabana de forma a tentar ajudar um dos elementos a uma cura sobre adeição de drogas, contudo no porão da habitação vão encontrar um livro que ira libertar o mal que encarnara as personagens e provocara uma autentica carnificina.
O argumento tem por um lado um aspecto positivo ser fiel ao espirito do primeiro filme na sua forma primitiva e na crueldade quase doentia, mas por outro lado parece nos demasiado redutor as personagens simplesmente ou não existem ou tem apenas apices de emocionalidade pouco coerente.
Na realizaçao nada a destacar ao contrario do que Raimi fez no primeiro filme aqui denota-se ser um terefeiro ou seja alguem que se sente ausente e sem capacidade de dar ao filme um estilo proprio muito semlhante em termos de luz e apresentação a outros remakes ja efectuados.
Por fim o cast sem figuras de proa mas bem interpretado nas suas exigencias por Jane Levy a jovem destaca-se ao longo de todo o filme principalmente nas sequencias de controlo externor num filme nem sempre facil para si e muito fisico, é sabido que o terror nunca foi uma rampa de lancamento mas aqui face a alguma aceitação critica do filme ate pode ser.

O melhor - O espirito duro fiel ao original

O pior - O cinema exigir em 30 anos algo diferente.

Avaliação - C

No comments: