Monday, April 08, 2013

Inescapable


Filmar sobre o regime Sirio actualmente não deixa de ser um tema de alguém que se encontra actualizado em termos de movimentações politicas, contudo quando o filme e de pequenas dimensões e tenta ser um pouquinha uma reidição barata de Taken, a complexidade do tema pode rapidamente desaparecer. Talvez o regime tenha conduzido a que o filme tivesse um lançamento no grande ecrã mesmo que que curto, passando silenciosamente pelos cinemas americanos e com uma critica adversa e daqueles filmes que poucos perceberam que existia e muitos menos viram.

Sobre o filme podemos dizer que quando a produção americana é amadora, os filmes não conseguem respirar, principalmente porque existe sempre a tentativa de complicar o que ate podia ser fácil para deixar uma marca própria no filme. E este era um filme fácil de chamar a atenção pela produção na Siria, num momento actual, mas depois trás.nos um emaranhado da facilitismo narrativo que na parte final nem mesmo o fácil permite com que a conlusao seja simples, tornando o filme num objecto que se perde em si mesmo, e quando quer resolver já e tarde demais.

O problema do filme é não sabem definir se quer ser um drama politico que o é na parte final, ou num filme de acção básico sem qualquer tipo de adorno, fica a sensação que o filme se sente sempre melhor desta maneira mesmo que longe do que de melhor se faz em Hollywood contudo acaba num recambulesco mixórdia de temáticas que não agrada a nenhum ponto.

Por fim os lapsos narrativos para chegar ao que se encontra por tras do filme passamos por etapas escandalosas, pouco vermosiveis e capazes de entedear o mais fanático adepto de novelas habituado aos truques mais utilizados no cinema actual. Ou seja um filme fraco produção de segunda que so surpreende por ter nas suas fileiras uma vencedora de oscar que já viu melhores dias.

O filme fala sobre um ex agente da policia Siria que se ve obrigado a regressar a este pais onde é procurado já que a sua filha se encontra desaparecida no mesmo, aqui encontra um jogo de espionagem e relações perigosas onde apenas sobra para ajudar uma ex amante e pior que isso um projecto de embaixador.

O argumento e fraquinho demasiado atalhado naquilo que uma narrativa de acção e suspense tem que ser simples ou bem montado, aqui tudo parece cair ao virar da esquina sem qualquer tipo de base, mas pior e o facto dos personagens não conseguirem nunca evoluir nem tão pouco se caracterizar com o mínimo de realismo.


A realização ate tem bons momentos principalmente dentro de veículos, que demonstra que sentido de realização o filme ate tem, contudo quando tudo o resto e uma nulidade a determinados momentos a realização também o é, qualquer apontamento creativo surpreende.

Quanto ao cast desolador, ver um protagonista que cai muitas vezes no overacting, quase irritante, um Jackson que parou no tempo de promessa, para ser uma promessa pela negativa, e Tomei perdida num elenco com manifesta falta de qualidade e muito pouco para um filme que ate aposta neste ponto.


O melhor – A realização na queda do carro.

 

O pior – O protagonista~

 

Avaliação – D+

No comments: