Saturday, March 23, 2013

The Croods

É já tradição na semana antes da pascoa a Dreamworks lançar um filme de animação apostado em levar ao cinema os mais pequenos, este ano a transição é para o mundo dos homens das cavernas no qual seguimos a aventura de uma familia particular. Criticamente o filme foi recebido demasiado medianamente principalmente se tivermos em conta os sucessos ja obtidos no passado por parte do cinema de animação. Em termos comericais e uma vez que o filme teve estreia mundial so la para a frente vamos poder perceber a verdadeira intensidade e seu valor se bem que um produto como este normalmente esta garantido.
Sobre o filme podemos de imediato dizer que estamos perante um filme vulgar mesmo em termos de animação na sendo do que normalmente e lançado neste periodo como Rio, ou seja são filmes ritmados com uma linha moratoria assumida continuamente mas sem o primor produtivo ou mesmo com a complexidade dos filmes que normalmente são lançados no verão ou mesmo no natal. ou seja estamos perante um filme simples, apostado em juntar dois pontos que o faz com alguma eficacia sem contudo deslumbrar ou seja ritmo, que o filme sempre consegue obter e humor, nem sempre funcional mas em alguns pormenores o filme consegue ser improvavel e delicioso, muito mais nos pormenores do que em si proprio.
Ou seja na base do filme estamos num filme basico muitas vezes longe do que melhor podemos esperar quando observamos uma produção tao grande num contexto que podia ser muito mais potencializado acima de tudo pelo facto de optarem por poucas personagens e acima de tudo por um filme mais rustico.
Em termos globais estamos perante um filme objectivo que directamente cumpre o mais basico que se propoem, contudo parece que nunca ambiciona ir mais longe com espaço para o fazer, quer em termos narrativos e principalmente neste ponto mas tambem parece que este problema também reside na forma como o filme produtivamente entra demasiadas vezes em alguma caricatura.
A historia fala da unica familia humana que conseguiu sobreviver na pre historia e na tentativa de continuar assim, contudo contactam com uma outro rapaz que actua isolado e aqui tentam para alem de sobreviver encontrar novas coisas.
O argumento e limitado algo infantil mesmo para um filme de animação que ganha por alguns momentos isolados em que o sentido de humor do filme e algumas personagens e apurado, contudo parece preocupar-se mais com a intensidade do filme do que propriamente em bom desenvolvimento narrativo ou bons dialogos, a mensagem e forte mas quem sabe demasiado directa.
Produtivamente temos um filme de primeira linha de montagem, que mesmo que nao seja inovador e competente, com pouco risco mas funcional naquilo que quer ser.
O cast de vozes e riquissimo, o trinagulo Cage, Stone e Reynolds funciona perfeitamente nas suas persoagens com particular destaque aos primeiros dois, que demonstram que esta escolha pode claramente ser uma mais valia e curiosidade para o proprio filme contudo por vezes pode tirar a atençao de tudo o resto o que aqui acaba por não acontecer.

O melhor - Alguns apontamentos isolados de humor.

O pior - Talvez demasiado simples.

Avaliação - C+

No comments: