Tuesday, March 26, 2013

Broken City

Reunir Whalberg e Crowe num unico filme pode ser motivo de ansiedade para qualquer adepto do cinema, contudo o facto do filme que marca o encontro de estas duas figuras do cinema actual ser num filme pouco expressivo lançado no mês das experiencias e dos projectos pouco convincentes surpreendeu meio mundo. Tudo ficou perceptivel que seria um filme menor na carreira de ambos quando criticamente o filme foi quase ignorado assim como a prestação de ambos e comercialmente pouco mais que aceitavel foi o trajecto deste filme pelo box office.
Desde logo podemos dizer que ambos os actores mereciam um encontro num filme mais forte, num outro tipo de registo do que num filme vulgar em regime policial com intriga policia com objectivos limitados bem definidos e com pouco risco e ao mesmo tempo margem de progressao. E as limitações centrais do filme acabam por residir no emaranhado que é o seu guião ao querer ser ao mesmo tempo um filme simples e directo ao objectivo acaba por jogar com diversas linhagens de personagens que nem sempre tem o protagonisto introdutorio necessario para a relevancia que posterirmente acabam por ter, o que torna o filme algo confuso principalmente quando tenta se concluir.
Mesmo assim estamos perante um filme com bom ritmo capaz de provocar um entertenimento interessante com algumas pontes previsiveis outras que funcionam, mas no globar é um tradicional filme politico de entendimento simples e eficaz nos predicados mais basicos, e que consegue principalmente na sua fase inicial ter algum humor, que acaba sempre por ser uma ponte eficaz com o espectador para não tornar o filme tão duro.
A parte que poderia ser mais potenciada seria a fase inicial, quase so aparece de relance, a custo é entendida pelo espectador mas mesmo na dinamica relacional do protagonista, o filme parece sempre perdido ate que acaba por o abandonar como uma ponta solta.
O filme fala de um detetive privado afastado da policia que e contratado pelo Mayor de Nova Iorque para investigar a infedilidade da mulher que por sua vez vai conduzir a que esta investigação seja bem mais do que parece.
O argumento e uma narrativa de altos e baixos, se a montagem do corpo da historia esta bem conseguida em pormenores nem sempre consegue dar aquela intensidade e surpresa as revelaçoes que era expectavel, mesmo nas personagens parece que algum defice de introduçao dos mesmos coloca o filme algo solto na fase mais central, contudo tem bons momentos de dialogos ao serviço de bons protagonistas.
A realizaçao e facil sem ser brilhante filmas Nova Iorque principalmente em planos longos e algo que funciona sempre bem principalmente em filmes politicos e neste filme não é excepçao contudo de resto e apenas funcional.
O cast não retira o melhor dos seus protagonistas, principalmente a Walbergh mais proximo dos seus papeis mais limitados como heroi simples de acção ou policial e da mais espaço a Crowe que consegue nas poucas oportunidades que o filme lhe da, oferecer a excelencia de um grande actor num filme de um registo inferior ao que esta habituado, os secundarios são meros participantes activos.

O melhor - Os momentos do melhor Crowe.

O pior - Não introduzir as personagens que vão ser chave na historia

Avaliação - C+

No comments: