Thursday, March 21, 2013

Oz: The Great and Powerful

Desde o sucesso estrondoso da adaptação de Sam Raimi de Spider Man ao cinema que o cineasta normalmente mais ligado a filmes de terror acabou por se tornar numa figura proeminente de Hollywood a quem os grandes estudios podem confiar grandes projectos. Para este ano e depois do sucesso da adaptaçao de Alice no Pais das Maravilhas dos mesmos produtores surgiu a ideia de efectuar uma prequela do classico feiticeiro de oz, com o mesmo conceito. Os resultados foram duais se por um lado criticamente o filme não foi alem de uma mediania algo ilusoria comercialmente o filme conquistou bilheteiras tornando-se facilmente no filme até a data do ano quer nos EUA mas tambem no resto do mundo.
Sobre o filme podemos dizer duas coisas distintas se em termos de produção a ilusão de ser quase um filme de animação com personagens reais até pode funcionar bem, em termos narrativos o filme nem sempre convence pela sua demasiada simplicidade e acima de tudo porque nesta questão não trás nada de novo sendo mais basico do que qualquer filme para menores, fica-se com a ideia de um filme vazio onde apenas o imaginario de Oz e algum humor em uma ou outra sequencia ou personagem consegue funcionar.
A seu favor tem a facilidade com que as personagens se tornam familiares com o espectador que por um lado torna o filme mais intenso e com ritmo mas por outro lado rapidamente cai em que estas sejam demasiado basicas e o filme previsivel, principalmente para algo tão limitado na sua essencia acaba por ser uma menos valia para o proprio filme.
Ou seja estamos perante uma grande produçao que gasta todo o seu poder na propria imagem e menos no que diz respeito a uma narrativa com defices de desenvolvimento como se o objectivo fosse neste parametro o menos esforço para tornar um filme facil de si proprio ser rentavel, uma historia com pouco risco, mas esperar-se-ia um filme menos infantil e mais adulto.
A historia fala de Oz um magico que e expulso de um circo e acaba por embarcar no seu balão e ser conduzido para uma estranha terra de Oz onde diversas bruxas acabam por lutar pelo controle permanente daquele territorio em que Oz tera um papel relevante que só ele desconhece.
O argumento tem como principal trunfo conseguir trazer a si alguma da tradição do classico, mas tudo o resto fica demasiado limitado, no desenvolvimento das personagens, no desenvolvimento dos dialogos ou mesmo na forma como o filme previsivelmente se desenvolve.
A realizaçao tem bons momentos faz um bom uso, talvez abusivo de efeitos e do digital, mas isso acaba por dar ao filme a possibilidade de ter a cor que de outra forma não se conseguia com tanto realismo, todos os momentos com a boneca de porcelana são deliciosos.
Em termos de cast, o filme pouco ou nada exige ao seu rico elenco do que presença, aqui Weisz e o melhor rosto, como vilã que nos dá pontos interessantes e acima de tudo carisma que parece faltar a Williams principalmente neste registo. Kunis e Franco cumprem sem impressionar em papeis faceis.

O melhor - Tecnicamente.

O pior - Um filme com tanto investimento tinha de ter mais conteudo

Avaliação - C

4 comments:

Anonymous said...

Very nice article, exactly what I needed.

Here is my blog Mitch Polovoy

Anonymous said...

Any time six extra-large enchiladas are very great deal to get making utilization of from a short time period, you are able to without
problems decrease the entire recipe ingredients to make
sure you a part of. It is easy to make use of, employing a guaranteed upfront shelf that renders setting across and shifting against each
other a cinch. That have a simple stay the oven otherwise
smoker this unique dish is not imaginable over a team destination.


My blog - Scott Schippers

Anonymous said...

In cases where the cyrstal glass really cold weather consequently mainly because light
taupe flows inside, that a glass is going to ice which is exactly
how color of it will not be listed away to it will be entire
prettiness. They're inevitably built cost of the coverage lumber and hardware furthermore stand realistically an entire life. During your will vary off petrol to make sure you electronic and then back again, performing is costly and hiring an suffered plumbing contractor and even domestic electrical engineer. Extremely well really include how not to grilling in the home. Thatrrrs it, most of the a few reasons why Tang Samsung wave s8500 furnace is actually a impressive tandoor buying. Great satisfactory powdery information the fact cures so solidifies effective.

Feel free to surf to my homepage ... Johnathon Hegyi

Anonymous said...

Parece muito bom filme, Mila Kunis é grande e falar com cada cenário, são lindas!