Thursday, March 28, 2013

Gambit

Muitas poucas vezes os irmãos Cohen escreveram um filme que não fosse realizado por Joel, contudo para este ano surgia um filme com o argumento dos irmãos mas trazia o veterano Hoffman como realizador, em torno de uma comedia particular. Para alem do mais Firth encabeçava o primeiro filme depois do Oscar que venceu em discurso do rei, a expectativa contudo bateu no fundo quando as criticas começaram a ser violentas com o filme, de forma a colocar fora da sua estreia nos cinemas americanos e condicionar por completo o seu box office.
Quanto ao filme podemos dizer que em termos da filmiografica dos irmãos Cohen como realizadores e argumentistas, temos muitos filmes semelhantes a este ou seja comedias com um humor simples mas com uma intriga complexa, nem sempre bem montada e funcional em termos de comedia mas em pequenos pontos denota-se a sua presença mesmo sem deslumbrar. Neste filme esse toque mais uma vez e visivel contudo a qualidade do filme na sua generalidade e muito inferior ao que estamos habituados a ver nos irmãos.
O problema do filme não se passa tanto na sua base ou mesmo na complexidade narrativa por vezes bem montada mesmo para uma comedia, mas no humor utilizado em si, nesse particular o filme nao funciona e principalmente nos momentos exclusivamente humoristicos o filme cai rapidamente no tedio e na falta de graça natural, ou seja um filme que se fosse mais adulto e mais serio poderia se aproximar mais de um bom filme de aventuras.
Ou seja estamos perante um claro parente pobre da comedia que justifica a pouca aposta comercial num filme com limitações quer na sua montagem quer na sua narrativa, que caso não fosse a presença de alguns actores conceituados rapidamente poderia ser esquecido entre tantos outros directos para aluguer.
O filme fala de um especialista em arte que planeia um golpe ao seu patrão com a ajuda de uma texana, que lçhe dara a cobertura perfeita a sua estrategia, numa serie de aventuras e curiosidades sem limite.
O argumento do filme e bem gerido no seu corpo e mesmo narrativa de fundo contudo a abordagem demasiado goofy em termos humoristicos nao funciona e distancia e aborrece o espectador principalmente porque idiotiza as persoangens tornando-as demasiado limitadas na sua essencia.
Na realizaçao Hoffman não é um prodigo e um tarefeiro em final de carreira, normalmente em filmes simples sem grande reconhecimento aqui com a moleta dos Cohen acaba por não ter um reconhecimento diferente do que tem feito ate aqui e nºao tem sido muito
O cast é simples, onde o unico destaque podera ir para um Rickman sempre funcional no lado negro do filme, FIrth volta a grande parte da sua carreira muito limitada, bem diferente dos seus anos de ouro, e Diaz e uma pin up comercial que não consegue sair desse registo.

O melhor - Alguma capacidade na montagem do guião

O pior - A falta de graça natural da comedia

Avaliação - C

No comments: