Monday, July 11, 2011

Soul Surfer


Starring: AnnaSophia Robb, Helen Hunt, Dennis Quaid, Kevin Sorbo, Ross Thomas
Directed by: Sean McNamara

Os dramas desportivos sempre foram um dos generos mais aperciados pelos cinefilos norte americanos, a gloria de alguns dos maiores feitos desportivos de sempre funcionam sempre com filmes com alguma rentabilidade bilheteira. Um desses casos capaz de enaltecer um dos mais fantasticos feitos tem o seu filme neste Soul Surfer. Os resultados os habituais, comercialmente produtivo com resultados positivos principalmente tendo em conta que nao tem nas suas fileiras nenhuma figura de proa, e a mediania tb ela habitual em termos criticos.
Desde logo a caracteristica mais ventilada de todo filme e talvez um excesso exagerado de emoçao, ou seja a incapacidade do filme conseguir imperar em si, algum realismo mesmo sendo um filme baseado em factos veridicos encontra-se preso por si, com o facto de exagerar na forma como as personagens sao unidimensionais, como se pessoas criadas se tratasse. Este ponto pese embora tire alguma maturidade ao filme, torna o mais apetecivel e mais directo na mensagem que quer trazer consigo.
Mesmo perante isto parece nos de valorizar a intençao do filme, ao chamar a si um dos maiores feitos desportivos que existe na memoria, que funciona ao mesmo tempo como uma liçao de vida positiva, que felizmente nesta forma chega a mais pessoas.
Nao e um filme de excelencia ou seja perde com uma falta natural de creatividade em todos os niveis, mas por outro lado a sua simplicidade e o que em si propria, o filme nunca tem vontade de ser mais do que aquilo que acaba por ser.
A historia de uma iniciante no mundo do surf, do qual faz toda a sua vida que se ve acidentalmente mordida por um tubarao nos mares do Havai, nesse momento tem de reconstruir a sua vida e a sua competiçao com menos um braço, que a coloca entre o limiar da capacidade para competir
Em termos de argumento estamos perante um filme pouco trabalhado neste sentido, quase sempre e o mais obvio, sendo que o ponto menos forte acaba por ser a forma pouco estudada com que as personagens nos sao conduzidas quase sempre no minimo exigido
A realizaçao tem bons momentos esteticos notando se um conhecimiento do realizador pelo fenomeno do surf e pelo contexto havaiano em que o filme se insere, mesmo nao sendo uma obra de arte, tem bons momentos.
QUanto ao cast robb e uma actriz a prestar atençao num futuro proximo, pese embora neste filme se encontre algo repetitiva, parece me que o seu carisma e presente e podera se tornar numa boa arma na conquista de espaço. Na sua acessoria dois secundarios habitues em papeis naturais como tem Hunt e principalmente Quaid.

O melhor - O feito louvado

O pior - Algum embelezamento demasiado de determinadas personagens.

Avaliação - C+

No comments: