Friday, July 15, 2011

Cars 2









É conhecida a formula magica da Pixar para traduzir nos seus filmes sucessos imediatos, e muitas vezes o lançamento de novas figuras de animação. Se alguma manteve alguma longividade foi as figuras centrais de Cars, pese embora o filme seja reconhecido como o menos conseguido criticamente da saga e um dos com piores registos de bilheteira. mesmo assim e fruto da boa campanha de marchandising que o filme conseguiu eis que surgiu a dita sequela, contudo os resultados estiveram longe do que por exemplo a Pixar conseguiu o ano passado na saga de Toy Story, quer comercialmente onde apesar de avançar ainda esta em ritmo lento e so a longevidade parece conseguir surpreender, e principalmente em termos criticos onde a pixar nunca atingiu tanta mediania.



Desde logo podemos dizer que o primeiro ponto estranho de todo o filme e o facto da Pixar nao querer nem de perto fazer um filme para crianças, ao criar uma intriga profunda, com tiros e espioes, mais parece uma homenagem de animação aos filmes do James Bond, do que tipico filme de personagens e moratoria da Pixar, e aqui reside o principal problema do filme ou seja sai do campo onde tem que se manobrar, e pouco se tranforma do que um filme previsivel, nem sempre bem conseguido em termos do humor utilizado e que desilude quam como eu sempre foi acerrimo defensor da Pixar.



Mesmo assim temos bons momentos o paralelismo entre mundos que a produtora transforma em magia como poucas esta presente e vincado em todo o filme, mas também e acima de tudo o espetaculo visual que e todo o filme a humanização das maquinas e algo de excelencia na forma como tudo funciona neste nova aventura de cars. E mesmo sendo em 3d a sensação que nos fornece e que o filme nao precisa deste registo para qualquer tipo de expressao, ou seja que e apenas um registo da moda. Ou seja estamos perante um filme de primeira linha da animação em quase todos os pontos menos no conceito e muito menos no argumento.



A historia continua a centrar-se no campeao lightneen mqueen, so que agora em disputa do campeonato do mundo, que contudo engloba um guerra de combustiveis com espiao e com o seu amigo Mate no centro de toda a polemica.



Em termos de argumento existe uma alteração plena na focalização central do filme, ou seja em vez de termos o heroi na fase central temos mate, que ao mesmo tempo tenta dar mais humor ao filme, que contudo apenas se sente em quantidade e nao tanto em qualidade, mesmo assim e ele que nos oferece melhores momentos neste genero. Depois o filme pouco mais e do que segmentos de acção e corridas acaba por ser



Em termos de produçaõe estamos perante a excelencia maxima dos estudos a contrução das cidades e de realismo assustador como nunca se tinha visto, alias a mais valia do filme e a qualidade estetica e de produção que o filme tras consigo, e esperemos que tudo isto seja utilizado futuramente.



Em termos de vozes como a versão visionada foi a portuguesa pouco ou nada se consegue avaliar.






O melhor - A produção global do filme principalmente porto corsa






O pior - A falta de uma linhagem moratoria consistente






Avaliação - B-

No comments: