Sunday, July 10, 2011

The Conspirator


Starring: Robin Wright, James McAvoy, Tom Wilkinson, Evan Rachel Wood, Kevin Kline
Directed by: Robert Redford

É notorio que o poder de Redford como realizador e acima de tudo como actor, tem diminuido de intensidade na ultima decada a uma velocidade alucinante. Cada vez menos existe alarido em torno dos seus filmes, mesmo quando estes trazem consigo algum poder narrativo, como e o caso deste peculiar filme, estreado ja no verao entre filmes cheios de efeitos especiais. Neste drama historico os resultados foram indiferentes para o filme, criticamente pouco mais que aceitavel, o que ja e comum nos ultimos filmes do realizador, mas comercialmente e pese embora tenha conseguido uma distribuiçao Wide que se chegou a pensar impossivel, os resultados foram desoladores.
The Conspirator e um filme ambicioso ao tocar numa tematica forte da historia dos EUA, concretamente a morte de Lincoln, personagem que nos proximos anos estara em foco em filmes a incidir sobre si. Mas para alem de um drama historico, o filme tem consigo toda a intensidade de um filme comum de tribunais, um genero que parece novamente ter ganho novo folgo este ano com filmes como este e Lincoln Lawyer. Nestes dois pontos o filme funciona nos limites minimos do positivo, por um lado por historicamente nao se preocupar com grandes figuras circunscrevendo o filme as personagens e contexto necessario. Em termos de tribunal em si tem boas disputas ingrediente principal para filme do genero, mas falta-lhe intensidade e acima de tudo objectividade em alguns momentos.
No todo denota se que e um filme bem feito, com a preocupaçao de chamar a si todos os momentos, contudo parece por vezes perder algum norte na forma com que nao consegue adquirir ritmo e proximidade com os espectadores principalmente na sua fase inicial muito colada e pouco circunscrita o que depois com o desenrolar do filme, vai se tornar num dos seus maiores trunfos.
O filme fala sobre o julgamento de todo o plano que conduziu ao assassinato de Abrham Lincoln, e a descoberta de todos os participantes no mesmo.
Em termos de argumento temos uma narrativa madura bem escrita, com uma capacidade de dialogo interessante, pese embora nao seja deslumbrante num terreno que permite brilhantismo. As personagens nem sempre nos parecem trabalhadas ao maximo, com excepçao da central
Redford e um bom realizador principalmente em termos politicos porque contextualiza sempre bem os diferentes lados, quer seja contemporaneamente quer seja um filme de epoca como e o caso, contudo mantem a simplicidade nao tendo a ambiçao de fazer filmes grandes e dispendiosos, o que poderia conduzir um filme para maior visibilidade mas quem sabe perder a sua simplicidade.
No cast Redford novamente ficou alheado do seu filme, dando protagonismo a um Mcvoy que depois de um inicio a todo gas tenta acentar o seu territorio em filmes de menor dimensao, mesmo assim penso que ainda necessita de alguma força e carisma consigo, pese embora me pareça que existe todos os pontos possiveis para se desenvolver um actor de elite, principalmente em termos de qualidade de interpretaçao. Mas todo o filme e dominado por Robin Penn, uma actriz de excelencia que contudo parece nunca ter conseguido se impor como uma figura de primeira linha, mas que neste filme merecia alguma atençao, pois tem um papel intenso e ao mesmo tempo forte.

O melhor - O não ir de encontro a grandes contextos superficiais

O pior - Alguma falta de força de algumas sequencias de tribunal

Avaliação - B-

No comments: