Thursday, July 21, 2011

Larry Crowne

Starring: Tom Hanks, Julia Roberts, Gugu Mbatha-Raw, Bryan Cranston, Cedric the Entertainer
Directed by: Tom Hanks


Existem realizadores que nunca vão ser excelentes actores, e muitos actores que nunca conseguirão ser bons realizadores. Esta poderia ser uma frase que encaixa nas duas carreiras de Tom Hanks, recheada de sucessos como actor, mas longe da fama em termos de realizaçao. para este ano Hanks apostou em mais um filme, trazendo consigo um peso pesado para partilhar o ecra consigo, nem mais nem menos do que a senhora comedia Julia Roberts. Contudo as primeiras visualizaçoes do filme as avaliação começaram a ser medianas e algumas delas negativas o que acabaria por nao empolgar um filme para uma carreira comercial pouco mais que mediocre.
O problema de Hanks em todo o filme e que toda a narrativa e objectos do filme sao baseados no que ja foi sucesso na carreira de todos os envolvidos. Desde logo na personagem de Hanks que pese embora seja dotada de normalidade e tratada ao longo do filme como se de um retardado se tratasse. A mesma coisa com Roberts o aspecto altivo esta la mas as suas personagens descem sempre ao nivel do contexto sem deixar de passar por uma serie de tiques por demais usados. E mesmo a histeria de Cedric de Enterteiner ja se foi mostrando num imensidao de comedias afro americans.
Ou seja para alem de estarmos perante uma comedia que pouco ou nada consegue fazer rir, estamos perante o obvio de tudo e todos, demonstrando Hanks pouca capacidade creativa ou ideologica patante nao so na historia do filme, escrita em co autoria com outro cliche Verdalos, mas tambem na propria concretizaçao da ideia que nunca foge do esperado.
E daqueles filmes que a determinada altura e tao previsivel que achamos que apenas podia ter seguido este caminho, o que torna um despredicio principalmente na forma patetica com que Hanks se apresenta no filme.
A historia fala nos de um comercial de uma grande superficie que por falta de escolaridade acaba despedido, para reorganizar a sua vida inscreve se na faculdade onde acaba por se apaixonar por uma professora desligada da vida com a ajuda de uma jovem na flor da idade.
O argumento e daquelas coisas que parece ja vir nos manuais de inciaçao ao cinema, uma vez que prende-se sempre pelo obvio, as tentativas humoristicas caem quase sempre em saco furado, restando muito pouco para aperciar, mesmo os dialogos nunca vao alem do necessario
A realizaçao e basica, alias como tudo no filme, ja tinhamos percebido que Hanks nao e um prodigio da imagem, mas aqui isso e latente, pese embora nao seja este aspecto que condicione o filme.
Hanks tem caido ultimamente num excesso de overacting mesmo quando as personagens tentam ser comums, como o caso desta, pese embora estejamos perante uma figura normal Hanks transparece a todo o momento na sua interpretaçao que se trata de um retardado como um primo de forest gump o que torna tudo disfuncional. Roberts nao foge do comum em duas ou tres expressoes faciais tipicas, em uma personagem que ja a vimos em diversos filmes.

O melhor - A turma de hanks

O pior -A persoangem sendo normal parecer irmao de Gump

Avaliação - C-

No comments: